Cuiabá, Sexta-Feira, 7 de Novembro de 2025
PROTAGONISMO ESTUDANTIL
07.11.2025 | 14h31 Tamanho do texto A- A+

Estudantes da rede estadual apresentam projetos na VI Mostra Científica STEAM 2025

Iniciativa reúne alunos do ensino fundamental e médio com propostas criativas nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática

Assessoria | Seduc-MT

Ilustração

DA REDAÇÃO

Termina nesta sexta-feira (7.11) a etapa estadual da VI Mostra Científica STEAM Seduc/MT 2025, evento da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) que celebra o protagonismo e a criatividade dos estudantes da rede pública de ensino.

 

Desde quarta-feira (5), 40 equipes finalistas apresentam seus projetos a uma banca examinadora, representando 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs).

 

As transmissões são feitas ao vivo pelo canal da Seduc no YouTube, garantindo que toda a comunidade escolar acompanhe as apresentações. 

 

Cada grupo tem 10 minutos para expor sua pesquisa e 5 minutos para responder às perguntas dos avaliadores, que definirão os 1º, 2º e 3º lugares nas categorias C1 (Ensino Fundamental) e C2 (Ensino Médio).

 

Nesta edição, 71 projetos científicos foram inscritos em todo o estado. Cada DRE selecionou seus representantes por categoria, destacando experiências que unem conhecimento e prática nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática, que são os pilares da abordagem STEAM.

 

Na avaliação do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, mais do que uma competição, a Mostra é um espaço de aprendizagem ativa, onde os alunos são convidados a observar, investigar, experimentar e comunicar suas descobertas. 

 

“A proposta é estimular o pensamento crítico, a criatividade e o trabalho em equipe, transformando a curiosidade dos estudantes em projetos capazes de impactar suas comunidades”, completa o secretário.

 

Premiação

 

Os estudantes e professores orientadores das equipes premiadas receberão equipamentos tecnológicos como forma de incentivo à pesquisa e ao protagonismo estudantil.

 

O 1º lugar vai receber um notebook para cada estudante e professor orientador; o 2º lugar receberá um tablet para cada integrante da equipe; e o 3º lugar, um headphone para cada participante.

 

STEAM

 

A abordagem STEAM integra cinco áreas do conhecimento, Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática (sigla em inglês de Science, Technology, Engineering, Art and Math).

 

Essa abordagem propõe o aprendizado por meio de projetos e desafios práticos, colocando os estudantes no centro do processo educativo e promovendo uma aprendizagem ativa e interdisciplinar.

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia