Cuiabá, Quinta-Feira, 12 de Fevereiro de 2026
OLIMPÍADAS DE QUÍMICA
12.02.2026 | 11h07 Tamanho do texto A- A+

Estudantes da Rede Estadual participam Curso de Nivelamento Online das Seletivas Internacionais 2026

A iniciativa é promovida pelo Programa Nacional das Olimpíadas de Química e destinada aos medalhistas da edição de 2025

Assessoria | Seduc-MT

Nathaly Bessa - medalhista da Olimpíadas Quimeninas 2025

Nathaly Bessa - medalhista da Olimpíadas Quimeninas 2025

DA REDAÇÃO

Estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso participam, ao longo de duas semanas, do Curso de Nivelamento Online das Seletivas Internacionais de Química 2026.

 

A formação é promovida pelo Programa Nacional das Olimpíadas de Química (PNOQ), vinculado a Associação Brasileira de Química (ABQ).

 

Com o objetivo preparar e selecionar estudantes para competições internacionais da área em 2026, três estudantes da Rede Estadual estão elegíveis para a seletiva internacional.

 

Helloyza Maria Ribeiro Dias de Jesus, da Escola Estadual Padre Firmo Pinto Duarte Filho, de Cuiabá, e Talita do Nascimento, da Escola Estadual Domingos Briante, de São José do Rio Claro e Nathaly Bessa, da Escola Estadual Santa Elvira, de Juscimeira, foram medalhistas da Olimpíada Quimeninas 2025 e, agora, participam entre 3 e 14 fevereiro do Curso de Nivelamento.

 

Com o objetivo de uniformizar o conhecimento dos participantes e prepará-los para a prova de seleção da Olimpíada Internacional Mendeleev de Química (IMChO), as atividades são oferecidas online e englobam conteúdos teóricos e resolução de problemas em nível avançado.

 

Para a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), a participação das estudantes em seletivas internacionais reforça o compromisso com a valorização do conhecimento científico e com a ampliação de oportunidades educacionais.

 

A estudante Nathaly Bessa afirmou que poder alcançar grandes objetivos e metas tem sido muito gratificante. “Pude participar das Olimpíada Quimeninas 2025 com minhas colegas e foi muito interessante perceber do que somos capazes”, disse ela.

 

No dia 14 de março, as estudantes participarão de uma prova discursiva presencial, com local ainda a ser definido. A prova é composta por seis a oito questões. De acordo com o resultado, serão classificados 15 estudantes para a próxima etapa, com até três vagas adicionais destinadas a garantir a participação mínima de estudantes de escolas públicas.

 

Segundo Nathaly, a ansiedade para realizar a prova está grande. “Tenho ciência que será uma prova desafiadora, mas estou pronta para dar o meu melhor. No final, estou muito feliz por ter essa oportunidade”, completou.

Os selecionados participarão de um Curso de Capacitação presencial, previsto para ocorrer entre os dias 11 e 23 de maio.

 

Seleção para Competições Internacionais de Química 2026

 

Os estudantes aprovados no processo seletivo poderão representar o Brasil em três importantes competições internacionais: a 58ª Olimpíada Internacional de Química (IChO), que será realizada em Tashkent, no Uzbequistão, de 10 a 19 de julho de 2026; a 60ª Olimpíada Internacional Mendeleev de Química (IMChO), em Moscou, na Rússia, entre 28 de abril e 6 de maio de 2026; e a Olimpíada Ibero-Americana de Química (OIAQ), prevista para outubro de 2026, em Fortaleza (CE).

 

Participam da Seletiva Internacional medalhistas de ouro, prata e bronze da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) 2025 – Modalidade A, além de 50 medalhistas da Olimpíada Quimeninas 2025. Destas, são selecionadas as 10 melhores estudantes de cada região do país (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul) distribuídas entre alunas do 1º e do 2º ano do Ensino Médio.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia