Cuiabá, Terça-Feira, 18 de Novembro de 2025
OURO SEM MERCÚRIO
18.11.2025 | 17h02 Tamanho do texto A- A+

Expominério terá dia dedicado ao debate sobre o mercúrio e alternativas de mineração

A programação vai discutir regulação, riscos, transição e tecnologias livres do mercúrio

Daniel Meneguini/Arquivo Expominério 2024

Encontro da Expominério 2025 vai ocorrer em 27 de novembro e deve discutir o uso do mercúrio na mineração

Encontro da Expominério 2025 vai ocorrer em 27 de novembro e deve discutir o uso do mercúrio na mineração

DA ASSESSORIA

O uso do mercúrio na mineração terá uma programação exclusiva durante a Expominério 2025. O encontro, organizado pelo Instituto Escolhas em parceria com feira, será no dia 27 de novembro, das 9h às 17h, e reunirá especialistas, representantes do governo, setor produtivo, cooperativas e instituições de pesquisa para discutir o uso do mercúrio na mineração do ouro e os caminhos para sua eliminação.

 

A proposta é apresentar um panorama atualizado sobre riscos, regulação, impactos socioambientais e soluções tecnológicas que já permitem a produção de ouro sem o metal. A abertura será conduzida pela diretora de Pesquisa do Instituto Escolhas, Larissa Rodrigues, ao lado do CEO da Certimine, de Eduardo Gama, e Disney de Paula um dos organizadores da Expominério. 

 

Ao longo do dia, a programação incluirá painéis sobre perspectivas regulatórias, debates sobre o futuro da atividade, experiências reais de transição e alternativas tecnológicas voltadas para eficiência e segurança. Participam nomes como Gilson Camboim (Fecomin), Fernando Lucas Tavares (Fecogap), Écio Morais (IBGM), Dione Macedo (Projeto Ouro sem Mercúrio), Marcelo Takahashi (VM Mineração), Douglaz Gimenez (Cangas II), Guilherme Lages (Sepro), Diego Mielke (Gekko Systems), Roberto Cavalcanti (IBGM) e Hassan Sohn (Projeto Ouro sem Mercúrio), dentre outros nomes.

 

Conforme a diretora de Pesquisa do Instituto Escolhas, Larissa Rodrigues, a proposta do encontro busca fortalecer o diálogo e acelerar caminhos para uma mineração mais segura, moderna e alinhada às exigências socioambientais do país. “Precisamos falar sobre o fim do uso do mercúrio. É necessário discutir esse assunto com um diálogo franco e alternativas concretas, para assim construirmos uma transição para um ouro livre de mercúrio”, afirmou Larissa Rodrigues.

 

Para Disney de Paula, promover uma programação exclusiva para debater o assunto reforça o compromisso da Expominério com uma agenda que olha para o futuro da atividade. “A discussão sobre o mercúrio não é mais opcional, mas uma necessidade. Trazer diferentes visões para o mesmo espaço ajuda a construir soluções que façam sentido para quem pesquisa, regula e produz. A feira quer ser esse ponto de encontro”.

 

Mais informações sobre a programação no site da Expominério.

 

Expominério

 

A Expominério 2025 será realizada de 26 a 28 de novembro, com o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), como patrocinador oficial. Também apoiam o evento a Fecomin e a Fomentas Mining Company (patrocinadores Ródio), Nexa Resources, Keystone e Brazdrill (Diamante), Aura Apoena, Salinas Gold Mineração e Rio Cabaçal Mineração (Ouro), além da GoldPlat Brasil e Ero Brasil (Prata).

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia