Na manhã do dia 16 de março, Emily Bispo da Cruz, de 20 anos, foi assassinada a golpes de faca pelo ex-namorado, identificado como Antônio Aluizio da Conceição Marciano, de 20 anos. O caso de feminicidio chocou Cuiabá e gerou comoção pública.
O crime ocorreu no bairro Pedra 90, por volta das 6h 35min da manhã, do início do ano. Na ocasião, Emily foi surpreendida pelo ex-namorado enquanto levava o filho de 4 anos para a escola.
Ela tentou se desvencilhar da situação, mas acabou recebendo diversas facadas na região dos braços, tórax e abdômen após ser cercada pelo homem.
A jovem foi socorrida por populares e encaminhada a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu aos ferimentos e morreu horas depois.
O filho da jovem presenciou o crime.
O crime
Vídeos de câmeras de segurança flagram o momento em que Emily é surpreendida pelo ex-namorado.
Nas imagens é possível ver Antônio chegando em uma motocicleta. Ele desce do veículo e vai em direção a jovem e começa a agredi-la.
Momentos depois, ele retirou uma faca e desferiu várias facadas contra a vítima, que caiu em uma calçada. Após a ação, o homem consegue fugir na motocicleta.
O autor do crime foi preso horas depois escondido em uma residência localizada no Parque Cuiabá.
Depoimento do acusado
Em depoimento, Antônio afirmou ter assassinado Emily após descobrir possíveis traições da vítima.
Com um relacionamento repleto de idas e vindas, o homem acusava a jovem de não ter aceito uma proposta de casamento feita por ele como uma alternativa para tentar recomeçar a relação entre eles.
“Eu perdoei ela, continuamos namorando, e eu falei: quero casar com você. Quero uma coisa mais séria com você, para que a gente consiga ter algo mais concreto, para que eu consiga te ajudar e você consiga me ajudar e ficar bem”, disse.
“Não sei o que aconteceu. Ela falou que não estava pronta ainda para aceitar e eu sem entender. Depois de umas semanas, eu fiquei sabendo que ela tinha voltado com o ex-marido", relatou Antônio em um dos trechos do depoimento.
Após ter conhecimento de que Emily tinha um suposto relacionamento com outra pessoa, ele foi ao encontro da vítima e a assassinou.
Condenação
Julgado pelo Tribunal do Júri, Antonio Aluizio da Conceição Marciano foi condenado no mês de agosto a 20 anos de prisão, em regime inicialmente fechado, pelo crime de feminicio qualificado.
A decisão foi proferida pela juíza Mônica Catarina Perri Siqueira. Na ocasião, testemunhas e familiares da vítima foram ouvidas.
Divulgação
Ato organizado pelos familiares de Emily reuniu centenas de pessoas
Comoção pública
Organizados pelos familiares de Emily, centenas de pessoas se reuniram com camisetas, faixas e cartazes e realizaram no dia 25 de março uma passeata pedindo o fim da violência contra a mulher.
Com pedidos de “Justiça por Emily”, o evento contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho (União).
Feminicidio em Mato Grosso
Com altos índices de violência contra mulher, Mato Grosso somou de janeiro a outubro de 2023 mais de 33 casos de feminicidio. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
Considerado o crime mais grave do ciclo de violência contra a mulher, as cidades que mais apresentaram casos de feminicio em Mato Grosso foram Cuiabá e Cáceres com 4 assassinatos cada.
Os dados referentes ao mês de novembro e dezembro não foram divulgados.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|