Cuiabá, Terça-Feira, 4 de Novembro de 2025
RITMO NOS EUA
04.11.2025 | 14h14 Tamanho do texto A- A+

Flor Ribeirinha leva siriri de MT a NY e brilha na Times Square

Grupo de São Gonçalo Beira Rio representa MT em ação da Embratur nos Estados Unidos

Reprodução

Grupo Flor Ribeirinha se apresentando na Times Square, em Nova York

Grupo Flor Ribeirinha se apresentando na Times Square, em Nova York

LIZ BRUNETTO
DA REDAÇÃO

O grupo Flor Ribeirinha levou o ritmo, as cores e a identidade do siriri mato-grossense aos telões da Times Square, em Nova York, no último final de semana. 

 

Neste momento histórico, o Flor Ribeirinha representa não apenas o povo mato-grossense, mas toda a alma do Brasil profundo

Eles têm compartilhado nas redes sociais a passagem pelos Estados Unidos  para participar da Galeria Visit Brasil - Pantanal, iniciativa internacional promovida pela Embratur, em parceria com o Sebrae e com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec).

 

Além da projeção na avenida mais famosa do mundo, o grupo de São Gonçalo Beira Rio também se apresentou no Chelsea Arts District, um dos mais prestigiados polos culturais da cidade norte-americana.

 

“Nosso Siriri mato-grossense encantando o mundo! Flor Ribeirinha brilhando na Times Square. É a nossa cultura em destaque no coração de Nova York. Momento histórico”, disse o grupo em uma das publicações. 

 

“Neste momento histórico, o Flor Ribeirinha representa não apenas o povo mato-grossense, mas toda a alma do Brasil profundo, com seu siriri, suas cores, suas danças e sua ancestralidade”, acrescentou.

 

De acordo com o grupo, o convite para participar da ação internacional representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo de mais de duas décadas,

 

“É uma alegria imensa representar o nosso país e o nosso Estado nesse evento internacional que valoriza a arte, a cultura, o turismo e o talento do povo brasileiro. Agradecemos à Embratur e à Sedec pelo valoroso convite e pela confiança em nosso trabalho. Este é um momento histórico para nossa comunidade e para todos que acreditam na força da cultura popular”, disse. 

 

Flor Ribeirinha 

 

Apaixonada pela cultura popular, Domingas Leonor transformou o quintal de casa, em São Gonçalo Beira Rio, no berço de um dos grupos folclóricos mais premiados do país: o Flor Ribeirinha. Criado em 1993, o projeto nasceu com o propósito de preservar as manifestações tradicionais da comunidade e ensinar o siriri e o cururu às novas gerações.

 

Ao longo dos anos, o grupo se consolidou como um símbolo da identidade mato-grossense, difundindo a arte ribeirinha e levando a cultura de Cuiabá para o mundo. 

 

Reconhecido internacionalmente, o grupo já se apresentou em mais de 20 países e conquistou títulos importantes, como o de Campeão Mundial no Cheonan World Dance Festival, na Coreia do Sul, e o Prêmio Culturas Populares do Brasil. Também foi declarado Patrimônio Histórico e Cultural de Natureza Imaterial de Cuiabá.  

 

Veja:

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia