Cuiabá, Quarta-Feira, 22 de Outubro de 2025
MT EM NOVA YORK
22.10.2025 | 10h11 Tamanho do texto A- A+

Flor Ribeirinha leva alma do Pantanal para Galeria Visit Brasil 2025

O evento vai funcionar durante cinco dias com gastronomia, moda e música brasileira

Eduardo Andrade

Grupo Flor Ribeirinha

Grupo Flor Ribeirinha

DA REDAÇÃO

O grupo Flor Ribeirinha embarca no próximo dia 26 de outubro (domingo) rumo a Nova York, nos Estados Unidos, para representar o país na Galeria Visit Brasil-Pantanal 2025, uma das iniciativas da Embratur, para promover a imagem do Brasil no exterior. 

 

Ver o nosso siriri chegar até Nova York é a prova de que a tradição e o amor pela cultura popular transformam o mundo

"Pantanal: bioma do tempo e das águas" é o tema da galeria que propõe uma imersão sensorial e poética nas belezas e na cultura do Pantanal Mato-grossense, reconhecido pela Unesco, como Patrimônio Natural da Humanidade. 

 

O evento será realizado entre 29 de outubro a 2 de novembro, no Chelsea Arts District, um dos circuitos de arte mais renomados do mundo. O evento conta com a parceria do Sebrae e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso.

 

Durante cinco dias, o público vivenciará a gastronomia, moda e a música brasileira, em uma experiência que conecta sustentabilidade, ancestralidade e identidade cultural. Esta edição tem como foco apresentar o Brasil por meio da arte e turismo, destacando o bioma pantaneiro como um dos maiores patrimônios naturais e culturais do planeta.

 

A programação inclui exposições da National Geographic, apresentações culturais e rodas de conversa, reunindo autoridades, imprensa e representantes do setor turístico dos Estados Unidos.

 

O grupo Flor Ribeirinha será destaque da abertura oficial do grande evento, representando o coração cultural do Pantanal, com uma intervenção artística de 25 minutos que entrelaça dança, música e performance para celebrar as tradições populares mato-grossenses.

 

Apresentação especial

 

Conforme o diretor geral do grupo, Avinner Augusto da Silva, a apresentação criada especialmente para o evento, traduz o espírito do povo pantaneiro por meio do siriri e do rasqueado, danças que refletem o cotidiano, fé e o ritmo das águas do rio Cuiabá.

 

Ele adianta que a performance levará o público a uma viagem pela ancestralidade indígena, africana e ibérica que moldou a identidade de Mato Grosso, um mosaico cultural vivo e pulsante.

 

Eduardo Andrade

flor ribeirinha

Grupo Flor Ribeirinha se apresentando

Na sua avaliação, participar da Galeria Visit Brasil é mais do que um convite artístico, é um reconhecimento da força e da importância da cultura popular mato-grossense no cenário internacional.

 

“O Flor Ribeirinha carrega nas suas danças a história e a alma do nosso povo, e levar isso para  Nova York é reafirmar que o Brasil profundo, diverso e ancestral, protagonista na arte mundial.”, assinalou o diretor.

 

A fundadora e mestra de Cultura Popular, Domingas Leonor da Silva, inspiração e símbolo da resistência cultural de São Gonçalo Beira Rio, celebra a oportunidade para o grupo de participar em um evento tão grandioso.

 

“Ver o nosso siriri chegar até Nova York é a prova de que  a tradição e o amor pela cultura popular transformam o mundo. Cada passo que damos é uma benção e uma homenagem aos nossos antepassados, disse ela, relembrando o tempo em que dançavam no quintal de casa, às margens do rio Cuiabá. 

 

Trajetória do Grupo Flor Ribeirinha

 

Com 32 anos de existência, o grupo é um dos maiores representantes da cultura popular brasileira, reconhecido por sua excelência artística e compromisso com a preservação do patrimônio imaterial de Mato Grosso. 

 

Em sua trajetória, o Flor Ribeirinha já  conquistou importantes títulos mundiais.

 

Em 2017 no Festival Internacional de Folclore na Turquia; o segundo título em 2021 em um Festival on-line realizado na Polônia; o terceiro em 2022 no Festival Internacional na Bulgária e o quarto em 2023 no Festival realizado na Coréia do Sul. Além destes títulos, conquistou honrarias nacionais, como o prêmio Culturas Populares e o prêmio Iphan de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

GALERIA DE FOTOS
Eduardo Andrade

flor ribeirinha

Eduardo Andrade

flor ribeirinha

Eduardo Andrade

flor ribeirinha

Eduardo Andrade

flor ribeirinha

Eduardo Andrade

flor ribeirinha

Eduardo Andrade

grupo Flor Ribeirinha




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia