O grupo Flor Ribeirinha levou o ritmo, as cores e a identidade do siriri mato-grossense aos telões da Times Square, em Nova York, no último final de semana.

Eles têm compartilhado nas redes sociais a passagem pelos Estados Unidos para participar da Galeria Visit Brasil - Pantanal, iniciativa internacional promovida pela Embratur, em parceria com o Sebrae e com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec).
Além da projeção na avenida mais famosa do mundo, o grupo de São Gonçalo Beira Rio também se apresentou no Chelsea Arts District, um dos mais prestigiados polos culturais da cidade norte-americana.
“Nosso Siriri mato-grossense encantando o mundo! Flor Ribeirinha brilhando na Times Square. É a nossa cultura em destaque no coração de Nova York. Momento histórico”, disse o grupo em uma das publicações.
“Neste momento histórico, o Flor Ribeirinha representa não apenas o povo mato-grossense, mas toda a alma do Brasil profundo, com seu siriri, suas cores, suas danças e sua ancestralidade”, acrescentou.
De acordo com o grupo, o convite para participar da ação internacional representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo de mais de duas décadas,
“É uma alegria imensa representar o nosso país e o nosso Estado nesse evento internacional que valoriza a arte, a cultura, o turismo e o talento do povo brasileiro. Agradecemos à Embratur e à Sedec pelo valoroso convite e pela confiança em nosso trabalho. Este é um momento histórico para nossa comunidade e para todos que acreditam na força da cultura popular”, disse.
Flor Ribeirinha
Apaixonada pela cultura popular, Domingas Leonor transformou o quintal de casa, em São Gonçalo Beira Rio, no berço de um dos grupos folclóricos mais premiados do país: o Flor Ribeirinha. Criado em 1993, o projeto nasceu com o propósito de preservar as manifestações tradicionais da comunidade e ensinar o siriri e o cururu às novas gerações.
Ao longo dos anos, o grupo se consolidou como um símbolo da identidade mato-grossense, difundindo a arte ribeirinha e levando a cultura de Cuiabá para o mundo.
Reconhecido internacionalmente, o grupo já se apresentou em mais de 20 países e conquistou títulos importantes, como o de Campeão Mundial no Cheonan World Dance Festival, na Coreia do Sul, e o Prêmio Culturas Populares do Brasil. Também foi declarado Patrimônio Histórico e Cultural de Natureza Imaterial de Cuiabá.
Veja:
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|