Cuiabá, Terça-Feira, 30 de Setembro de 2025
CÃES DETECTORES DE DROGAS
30.09.2025 | 16h36 Tamanho do texto A- A+

Forças de Segurança de MT e outros Estados concluem o 5° Curso

Participaram da turma, além de policiais militares, agentes da Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Exército Brasileiro

Reprodução

Ilustração

DA REDAÇÃO

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar de Mato Grosso, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, concluiu na manhã desta terça-feira (30.9), o 5° Curso de Cães Detectores de Drogas.

 

Durante 15 dias intensivos de formação, 31 profissionais oriundos de diversas instituições participaram do treinamento, acompanhados por 15 cães de trabalho policial. Participaram da turma, além de policiais militares, agentes da Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Penal, Marinha do Brasil e o Exército Brasileiro.

 

A turma contou com militares e civis dos estados do Maranhão, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, um instrutor do Distrito Federal e de Santa Catarina.

 

As equipes foram capacitadas com disciplinas fundamentais para a cinotecnia, que é um conjunto de conhecimentos técnicos para o emprego de cães em operações policiais, que abrange o treinamento dos animais para diversas finalidades como busca e captura, atuação com explosivos e segurança.

 

Entre as disciplinas aplicadas foram busca em bagagens, em ambientes abertos, edificações, veículos, como ônibus e caminhões, além de química aplicada às atividades de detecção de drogas.

 

De acordo com o comandante do Bope, tenente-coronel Hugo Roberto Silva Reis, a iniciativa integra o Projeto Cão Protetor, desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, e representa um avanço significativo para a consolidação da cinotecnia no Brasil, reforçando a padronização e o aprimoramento das técnicas de emprego de cães de polícia.

 

O tenente-coronel Hugo ressaltou que o curso tem importância estratégica para o Estado de Mato Grosso, especialmente no fortalecimento da Operação Tolerância Zero, conduzida pelo Governo Estadual no combate ao narcotráfico nas regiões de fronteira. 

 

"A atuação dos cães treinados amplia a capacidade de fiscalização e repressão, contribuindo diretamente para a segurança pública e a redução da criminalidade organizada. O Bope e a Senasp reforçam o compromisso com a excelência na formação de operadores e cães policiais, fortalecendo a integração entre as forças de segurança e reafirmando Mato Grosso como referência nacional em operações especializadas", destacou o comandante do Bope.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia