A prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no Centro de Especialidades Médicas (Postão), a primeira etapa do mutirão de planejamento familiar voltado aos homens interessados em realizar a vasectomia.
A ação, do último dia 11, dá continuidade ao mutirão iniciado no mês de setembro, que contemplou as mulheres interessadas na laqueadura tubária e homens pela vasectomia.
Durante o encontro, realizado nos períodos da manhã e da tarde, 10 homens participaram das palestras orientativas, conduzidas por uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais.
As atividades tiveram como objetivo esclarecer dúvidas e orientar sobre o planejamento familiar e o processo de vasectomia, promovendo diálogo e conscientização sobre o tema.
Conforme preconiza o Ministério da Saúde, após a palestra é necessário um período de reflexão de cerca de 60 dias, para que os participantes possam confirmar, reavaliar, ou até mesmo, desistir do procedimento.
“O planejamento familiar é um direito de todos e deve ser exercido com responsabilidade e informação. A participação dos homens reforça o compromisso da Secretaria em promover a igualdade nas decisões e o cuidado compartilhado dentro das famílias”, destacou Jéssica Leite Baltas, responsável técnica Postão.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|