Cuiabá, Segunda-Feira, 29 de Setembro de 2025
CUIDADO E AFETO
29.09.2025 | 10h20 Tamanho do texto A- A+

Hospitais de Cuiabá oferecem brinquedotecas para crianças internadas

No Hospital e Pronto-Socorro de Cuiabá, há brinquedos de pelúcia, bonecos da Turma da Mônica, super-heróis, dados, dinossauros, casinhas de plástico, caminhões e outros

Erlan Aquino

Ilustração

DA REDAÇÃO

Crianças internadas na ala pediátrica do Hospital e Pronto-Socorro de Cuiabá e do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) contam com profissionais à disposição que as auxiliam na utilização de brinquedos e no desenvolvimento de atividades educacionais.

 

Os espaços de brinquedoteca estão disponíveis em ambas as unidades hospitalares.

 

No Hospital e Pronto-Socorro de Cuiabá, há brinquedos de pelúcia, bonecos da Turma da Mônica, super-heróis, dados, dinossauros, casinhas de plástico, caminhões e outros.

 

A diretora da unidade, Marlucia de Souza Pereira Costa, explica que a brinquedoteca tem a função de promover o desenvolvimento psicossocial, reduzir o trauma da hospitalização e contribuir para a alegria e o conforto no ambiente hospitalar.

 

“É um espaço sinônimo de alegria, onde os pais interagem com seus filhos, sendo acolhidos por profissionais e famílias. A humanização aqui é diferenciada. Muitas unidades hospitalares do Brasil não dispõem dessa estrutura que oferecemos”, afirma.

 

Na ala pediátrica do Hospital e Pronto-Socorro de Cuiabá, atuam dois fisioterapeutas com pós-graduação em arteterapia e uma psicopedagoga.

 

“Quando a criança está internada e não tem condições de sair da ala pediátrica, nós levamos os brinquedos até a sala de internação, promovendo um momento de bem-estar e descanso psicológico. É um trabalho muito satisfatório”, revela a fisioterapeuta Fernanda Hipólito.

 

No espaço da brinquedoteca do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), as crianças recebem o apoio da pedagoga hospitalar Elizangela Dias. Ela formula atividades educacionais para manter a aprendizagem escolar durante o período de internação.

 

“O primeiro passo é verificar a idade da criança. Por exemplo, no dia 21 de setembro foi o Dia da Árvore. Para as crianças menores, eu vou até a sala de internação com desenhos impressos de árvores, recomendo a pintura e explico a origem da data. Aqueles que têm alta médica podem vir até nosso espaço para sentar em bancos coloridos e brincar. Enquanto estão internadas, as crianças ficam fora da sala de aula, mas, graças ao nosso trabalho, seguem aprendendo”, explica.

 

No Hospital Municipal de Cuiabá, a brinquedoteca conta com bancos e cercas coloridas, paredes decoradas com desenhos de peixes e cavalos-marinhos de plástico e, também, espaços que incentivam a recuperação da saúde dos pequenos logo após a alta.

 

Cada criança que recebe alta médica registra, com tinta, a marca das mãos no “Mural dos Anjos”. Já as que deixam a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) recebem um “Certificado de Superação”, assinado e carimbado por toda a equipe médica.

 

“É um espaço de cuidado da saúde e acolhimento afetivo e psicológico. Quando uma criança está internada e o período coincide com a data de aniversário, nossa equipe prepara um bolo para a comemoração”, revela a coordenadora da ala pediátrica do HMC, Rosenil de França Magalhães.

Benefícios

 

A brinquedoteca proporciona um atendimento mais humanizado à criança e à sua família. Crianças em situação de internação ficam submetidas a sentimentos de estresse e confusão, podendo interpretar a hospitalização como uma forma de punição.

 

O brincar ameniza esses traumas, oferecendo à criança uma nova perspectiva do hospital e ajudando-a a se preparar para vivenciar situações com as quais não tem familiaridade. A brincadeira faz parte do processo de recuperação e modifica a rotina da criança.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia