"O sucesso da implantação e monitoramento da Acreditação no Hospital Jardim Cuiabá esteve diretamente relacionado ao envolvimento da alta gestão, do mapeamento dos processos e de práticas gerenciais inovadoras e participativas”, diz Anne Françoize, administradora hospitalar.
Ela ressalta que a busca pela certificação para as instituições de saúde garante a educação permanente dos profissionais e consequentemente resulta na satisfação dos clientes e colaboradores.
Segundo Fares Hamed Abouzeid Fares, diretor-presidente do Hospital Jardim Cuiabá, a conquista do selo de instituição acreditada, fortalece a confiança dos clientes nos serviços prestados, por meio de práticas assistenciais seguras e de qualidade.
"Um hospital acreditado indica a efetivação dos serviços prestados através da padronização dos processos, a fim de minimizar riscos e evitar que ocorra dano ao paciente", ressalta.
Para a conquista do selo, os principais desafios enfrentados estão relacionados à incorporação da cultura da qualidade por parte dos profissionais envolvidos, visto que há muitas quebras de paradigmas quando um novo processo de trabalho se instala na instituição, exigindo mudança cultural, e alteração de atitude e comportamental da equipe multidisciplinar.
"É notório que o sucesso da implantação e monitoramento da Acreditação na instituição esteve diretamente relacionado ao envolvimento da alta gestão, do mapeamento e da formalização dos processos e de práticas gerenciais inovadoras e participativas, nas quais os nossos gestores trabalharam incessantemente visando melhorias contínuas e manutenção das ações bem-sucedidas", diz Fares.
"Após a implantação dos novos processos e do envolvimento dos profissionais com a administração, foram identificados alguns benefícios, dentre eles: a segurança para os pacientes e profissionais; a qualidade da assistência prestada; a capacitação e a educação permanente dos profissionais; o fortalecimento do trabalho em equipe; a melhoria contínua dos nossos processos; a otimização dos processos do trabalho; e a redução de custos", ressalta Anne Françoize.
"Portanto, como consequências desse processo, após a Instituição Jardim Cuiabá estar Acreditada, tornaram-se rotinas: a adoção de boas práticas da qualidade em serviços da saúde - o que proporcionou um aumento da produtividade -, maior satisfação do paciente e agregação de valor à instituição", completou.
Segundo ela, para manter as mudanças e melhorias após esta acreditação, considerando todo o mapeamento e a formalização das rotinas da instituição, há um monitoramento mensal dos processos, por meio de indicadores que são analisados criticamente e que evoluem mediante as proposições de melhorias.
Outras acreditações
O diretor-presidente do Hospital Jardim Cuiabá salienta que, além da Acreditação ONA Nível I, a instituição possui três certificações relacionadas ao processo assistencial:
· Melhores Práticas Relacionadas à Qualidade Assegurada no Preparo de Pele e Normotermia – certificado na categoria Diamond, em 2017, e certificados na categoria Black Diamond, em 2018;
· Melhores Práticas Relacionadas à Qualidade Assegurada de Limpeza e Esterilização – certificados na categoria Black Diamond, em 2017, e recertificados em 2018;
· Melhores Práticas Relacionadas à Qualidade Assegurada de Fixação Segura de Catéteres – certificado na categoria Diamond, em 2016, e recertificado em 2017;
· Em 2017, obtenção da certificação de Instituição Modelo de Excelência e Gestão da organização Latin American Quality Institute (LAQI).
Fares relata que, no momento, o hospital está em busca da certificação de Melhores Práticas relacionadas à Qualidade Assegurada de Prevenção de Lesão de Pele – Categoria Diamond, sendo o único Hospital do Estado de Mato Grosso a pleitear esta certificação.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|