Cuiabá, Sábado, 23 de Agosto de 2025
COMUNICADO
21.08.2025 | 16h46 Tamanho do texto A- A+

Indea informa suspensão do comércio da vacina Excell 10 em MT

Equipes do órgão estarão nos próximos dias visitando revendas de produtos agropecuários que são autorizadas para a venda de vacinas

Indea

Na verificação do sistema de controle do Indea foi verificado que Mato Grosso recebeu, entre maio e junho, 43.750 doses da vacina suspensa

Na verificação do sistema de controle do Indea foi verificado que Mato Grosso recebeu, entre maio e junho, 43.750 doses da vacina suspensa

DA REDAÇÃO

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) informa que as 446 revendas agropecuárias de Mato Grosso autorizadas ao comércio de vacinas precisam suspender imediatamente a venda da vacina para bovinos, ovinos e caprinos da marca ‘Excell 10’, de lotes 016/2024 e 018/2024.

 

A medida segue orientação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que por meio de nota determinou na terça-feira (19.8) a suspensão da vacina fabricada pela Dechra Brasil Produtos Veterinários, após a morte de mais de 200 animais no Piauí (PI).

 

Na verificação do sistema de controle do Indea foi verificado que Mato Grosso recebeu, entre maio e junho, 43.750 doses da vacina suspensa, sendo distribuídas em 131 casas de revendas.

 

O diretor técnico do Indea, Renan Tomazele, explica que as equipes do órgão estarão nos próximos dias visitando revendas de produtos agropecuários autorizados na venda de vacinas para orientar a suspensão de comércio dos lotes citados pelo Mapa.

 

“Não será preciso apreender nenhum frasco dessas vacinas e nem há motivo para apreensão por parte dos produtores rurais. O que iremos fazer é orientar os responsáveis por esses estabelecimentos, até que se conclua a investigação sobre a causa da morte dos animais lá no Piauí”, explica Tomazele.

 

Em Mato Grosso até o momento, não há registros de problemas relacionados a aplicação da vacina usada contra a clostridiose, doença causada pela bactéria do gênero Clostriduim responsável por causar morte súbita em rebanhos.

 

Em caso de dúvidas, o diretor do Indea aconselha os produtores rurais ou responsáveis pelas casas agropecuárias a entrarem em contato com o Indea.

 

 

Anexos

SEI_MAPA - 44904290 - Nota Informativa

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia