Cuiabá, Domingo, 11 de Janeiro de 2026
MAIS DE 200 MIL SEGUIDORES
11.01.2026 | 14h00 Tamanho do texto A- A+

Influencer, indígena de MT mostra rotina com Hilux e Iphone; veja

Max faz parte do povo Enawenê-nawê, que habita na região noroeste de Mato Grosso

Reprodução

O influenciador Max Enawene ostentando nas redes sociais

O influenciador Max Enawene ostentando nas redes sociais

DA REDAÇÃO

O influenciador indígena Max Enawene, de Juína (a 740 km a noroeste de Cuiabá), vem ganhando notoriedade nas redes sociais por ostentar um estilo de vida pouco comum entre os povos originários. 

 

Com mais de 200 mil seguidores no Instagram, ele aparece dirigindo uma caminhonete Hilux, exibindo iPhone e promovendo festas à beira do rio, com caixas de som e músicas de funk.

 

Max faz parte do povo Enawenê-nawê, que habita no noroeste de Mato Grosso, vivendo em aldeias às margens do rio Iquê.

 

Conhecidos por preservar suas tradições, os Enawenê-nawê mantêm práticas de pesca, agricultura e rituais ligados a seres mitológicos que orientam a vida e a organização da comunidade, transmitidos de geração em geração.

 

Um vídeo publicado pela págia Faraó Sabia diz que a história de Max quebra preconceitos e mostra que tradição e sucesso podem andar juntos. “O indígena também pode prosperar, ter dinheiro e viver bem, sem perder sua identidade”, consta na legenda.

 

Ainda segundo a publicação, o influenciador continua vivendo na aldeia, e mantém forte laço com seu povo. “Mesmo com o sucesso financeiro, ele nunca se afastou das suas origens”. 

 

 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Um post compartilhado por FARAÓ SABIA? (@faraosabia)

 

O instagram do influenciador também é usado para esclarecer dúvidas dos seguidores. Um deles questiona se Max irá trocar seu veículo, Toyota Hilux, modelo de 2023, por um mais recente.

 

“Claro que sim, gente. A gente temos HiIlux 2023, aí a gente vamos trocar com Hilux 2025. Quando chegar aqui na minha cidade, a gente vamos comprar. A gente só esperando. Quando chegar aqui na minha aldeia, a gente vamos trocar Hilux (sic)”, disse ele. 

 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Um post compartilhado por Max Enawene (@max_enawene)

 

Em outra publicação, Max aparece ao lado de dois indígenas, e um deles, que não foi identificado, conta o porquê as mulheres da aldeia não são filmadas.

 

"Aqui mulheres não usa sutiã. Porque a nossa cultura não permite usar sutiã. É nosso costume, cultura nós (sic)”, explica o homem.

 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Um post compartilhado por Max Enawene (@max_enawene)

 

Em contraste com as “modernidades” que se misturaram à rotina da aldeia, Max também valoriza e compartilha tradições indígenas, seja na culinária ou nos costumes.

 

Em seus vídeos, o influenciador mostra rituais, danças e vestimentas tradicionais. Uma das publicações, ele fala sobre as tanajuras, um prato já virou iguaria em várias regiões do país.

 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Um post compartilhado por Max Enawene (@max_enawene)

 

 

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia