Cuiabá, Terça-Feira, 5 de Agosto de 2025
"ILHA DE PROSPERIDADE"
01.11.2015 | 21h00 Tamanho do texto A- A+

Lucas do Rio Verde é a 5ª melhor cidade do país para negócios

Levantamento foi feito por empresa de consultoria, a pedido da revista Exame

Reprodução

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta: boa colocação em ranking

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta: boa colocação em ranking

VINÍCIUS LEMOS
DA REDAÇÃO

Em uma pesquisa divulgada pela revista ExameLucas do Rio Verde (350 km de Cuiabá) foi eleita a quinta melhor cidade do Brasil para se fazer negócios.

 

A avaliação foi feita com municípios que possuem de 50 mil a 100 mil habitantes - e considerou a combinação de bons indicadores econômicos, com elevadas taxas de qualidade de vida.

 

A pesquisa foi encomendada pela revista Exame à consultoria Urban System, que pontuou os municípios em uma escala que ia até 30. Lucas do Rio Verde obteve 14,01 pontos.

 

A primeira colocada no ranking foi a cidade de Vinhedo (SP), com 15,81 pontos. Paulínia (SP) ficou em segundo lugar, sendo seguida pelo município de Nova Lima (MG), em terceiro, e Jaguariúna (SP), que ficou em quarto lugar.

 

Conforme relata a pesquisa, as cidades que integram a lista apresentam indicadores econômicos superiores aos da média brasileira.

 

Em parte da reportagem que aborda alguns dos municípios que encabeçam a lista, a revista destaca a história do município mato-grossense.

 

Lucas do Rio Verde é uma ilha de prosperidade isolada, mas o mais comum é que as pequenas notáveis estejam perto de centros maiores. É o caso de Vinhedo e Paulínia, a segunda colocada no ranking

“Há cidades que nasceram com vocação para atrair investimentos. Um exemplo é a mato-grossense Lucas do Rio Verde, fundada há 33 anos numa fronteira agrícola, a 350 quilômetros de Cuiabá. Com  60 mil habitantes, Lucas do Rio Verde é a quinta colocada no ranking da consultoria Urban Systems”, diz trecho da reportagem.

 

O Produto Interno Bruno (PIB) per capita da cidade, conforme destaca a revista, é de R$ 50 mil. O valor representa o dobro da média nacional.

 

“Seu crescimento populacional veio na esteira do agronegócio: as fazendas locais são responsáveis por 1% da produção nacional dos grãos”, diz outro trecho.

 

A distância entre o município mato-grossense e os grandes centros também foi abordada na publicação nacional especializada em economia.

 

“Lucas do Rio Verde é uma ilha de prosperidade isolada, mas o mais comum é que as pequenas notáveis estejam perto de centros maiores. É o caso de Vinhedo e Paulínia, a segunda colocada no ranking”, relata a reportagem.

 

Cuiabá entra em lista

 

O ranking também enumerou as cidades com mais de 100 mil habitantes com as melhores condições para a realização de negócios. As avaliações também foram feitas a partir de um total de 30 pontos possíveis.

 

Cuiabá figura na lista em 36º lugar no ranking, com 10,90 pontos. Outra cidade mato-grossense que está entre os 100 municípios é Sinop, que aparece em 46º lugar, com pontuação de 10,36. A terceira, e última cidade do Estado a entrar no ranking é Rondonópolis, com pontuação de 9,94 pontos, ficando assim em 65º lugar.

 

Barueri (SP) é a primeira colocada nesse ranking, com 14,99 pontos. Brasília (DF) ficou em segundo lugar, sendo avaliada em 14,54 pontos. A terceira colocação no ranking é do município de Macaé (RJ), que obteve 14,48 pontos.

 

Conforme o levantamento, as cidades mais promissoras se concentram no Sudeste e no Sul do País. Na região Centro-Oeste, Goiás lidera a lista dos 100 municípios com mais de 100 mil habitantes, com quatro cidades. Logo em seguida surge Mato Grosso, que possui três municípios no ranking.

 

De acordo com a reportagem publicada pela Exame, para elaborar o ranking das melhores cidades do Brasil para se fazer negócio foram analisados 28 indicadores. Cada indicador teve peso conforme sua importância.

 

Entre os indicadores analisados pela pesquisa estão: crescimento populacional, população economicamente ativa, percentual de chefe de família da classe A, Índice de desenvolvimento econômico e social e evolução do índice de desenvolvimento humano.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
3 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

José Antonio  03.11.15 11h06
Pelo que eu vi na Exame Campo Grande ficou em 34º,com 10,94 pontos. Cuiabá 36º com 10,90 pontos. Ótimas colocações para as 2 capitais. A frente de muitas outras cidades consideradas mais importantes.
0
0
junior pleutim  02.11.15 22h35
ESQUECEU DE FALAR CAMPO GRANDE MS QUE FICOU EM 10 LUGAR E CUIABA 30
0
5
Reginaldo  02.11.15 22h15
Administrada por empresários em cargos políticos ao invés de políticos de carreira, talvez seja essa a fórmula o sucesso político, administrativo, educacional e social.
2
0