O público LGBT tem se tornado cada vez mais importante para a economia. Responsáveis por movimentar R$ 150 bilhões por ano só no Brasil e donos de bom poder aquisitivo, os gays gastam até 30% mais em bens de consumo, 43% mais com lazer e 64% a mais com cosméticos dos que os heterossexuais, de acordo com pesquisa da consultoria InSearch.
Pensando nesse mercado, as marcas têm se inspirado cada vez mais no público gay para criar suas coleções e ações de marketing.
Exemplo recente que repercutiu bastante na mídia foi o da modelo brasileira Valentina Sampaio, primeira transgênero contratada pela Victoria’s Secret para compor seu casting.
Em um primeiro momento, durante uma entrevista, o diretor de marketing da grife havia descartado a contratação de modelos homosexuais e transgêneros, mas diante da repercussão negativa, a marca voltou atrás, o que mostra a força deste público para o mercado de moda e consumo no mundo.
Nos Estados Unidos, marcas como a Tiffany & Co também já perceberam que dialogar com o público formado por lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros é vantajoso não só para os ganhos financeiros, mas também para a imagem da empresa. Em 2015, a joalheria mostrou um casal homoafetivo em uma campanha de alianças.
Há ainda as marcas que há anos já se inspiram no público gay para fazer suas ações de marketing. É o caso da GAP, que tem tradição no apoio à comunidade LGBT. Outro exemplo é a Absolut Vodka. Há mais de 30 anos a marca sueca de bebidas contempla em seus anúncios temáticas voltadas a esse universo. Em 1981, quando ainda era relativamente desconhecida, já anunciava em revistas direcionadas ao público gay masculino.
Público gay é inspiração para a moda
Para além das propagandas e ações de marketing, há marcas que se inspiram no público gay para pensar em suas coleções de roupas. A marca de moda íntima Surge lançou uma campanha de cuecas com modelos de diferentes configurações de corpo. Modelos cis e transgêneros integram o elenco.
Em junho, mês que marca o orgulho gay, a loja Riachuelo lançou a coleção PRIDE, que contou com camisetas, moletons, shorts, maiôs, camisas e acessórios coloridos com a bandeira do arco-íris misturada a estampas de personagens como
Snoopy e Mickey Mouse.
A Converse também entrou na onda. A coleção Yes to All celebrou a diversidade criando uma versão colorida do tradicional tênis Chuck Taylor. Todas as vendas do produto foram revertidas para organizações de apoio à comunidade LGBT, como a It gets better project e The happy hippie foundation.
Outra empresa que também já reverteu o lucro da venda de produtos a ONGs que atuam na causa LGBT foi a Nike. Em 2012 a marca lançou a coleção #BeTrue, com tênis e camisetas com cor predominantemente preta, alternada com uma diversidade de outras cores que remetem à bandeira do arco-íris.
De acordo com a Nike, o conceito foi diretamente inspirado na comunidade gay. A empresa se comprometeu a doar até 500 mil dólares do lucro da venda de produtos da coleção à LGBT Sports Coalition, grupo dedicado ao combate da discriminação no esporte.
Marcas brasileiras que já fizeram ações voltadas para o público gay
Natura
Em 2019, a campanha publicitária de dia dos namorados da Natura apostou na diversidade sexual para apresentar sua coleção de maquiagens.
Publicações no Instagram e um vídeo no YouTube contaram a história de três casais não tradicionais, incluindo uma mulher transgênero, por exemplo. Ao final do vídeo, um casal de mulheres trocou beijos.
Boticário
A campanha “Um dia dos namorados para todas as formas de amor”, veiculado pela Boticário em 2015, mostrou o encontro romântico de casais de diferentes orientações sexuais trocando presentes.
O vídeo ganhou o Grand Effie (prêmio máximo destinado à publicidade) no Effie Wards Brasil 2015.
Renner
A rede varejista uniu o melhor do street style com as principais tendências da temporada e em junho deste ano criou uma linha de roupas para inspirar o público a comparecer na Parada Gay.
Entre as peças havia opções de casacos coloridos, camisas unissex, regatas, relógio e até uma pochete.
Skol
Direcionada para o público jovem, #RespeitoIsOn faz parte da campanha da Skol Beats. Na propaganda, um jovem caminha no escuro enquanto é hostilizado por pessoas que passam por ele, até que uma pessoa decide dar as mãos e caminhar junto a ele na mesma direção.
Depois, mais pessoas se encontram, e dezenas de personagens, com as mais diversas representações, caminham em direção ao sol com sinalizadores de fumaça nas cores da bandeira LGBT.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|