THAIZA ASSUNÇÃO
DA REDAÇÃO
O mato-grossense Leandro Machado, de 37 anos, foi selecionado, com mais três brasileiros, para integrar a comunidade de Jovens Líderes Globais (YGL, na sigla em inglês).
Essa distinção é concedida anualmente pelo Fórum Econômico Mundial (FEM), com o objetivo de reconhecer as mais destacadas lideranças empresariais, políticas e sociais com menos de 40 anos, de todas as partes do mundo.
A nomeação se dá em reconhecimento pelo histórico de conquistas profissionais dos indicados, além de seu compromisso com a sociedade e por seu potencial de moldar o futuro do mundo.
Leandro nasceu em Barra do Garças (509 km a Leste de Cuiabá). Aos 17 anos, ele saiu do Estado em busca de oportunidades. Hoje, mora em São Paulo e é sócio fundador da Cause, primeira agência de defesa de causas e interesses públicos do país.
Em entrevista ao
Mídia News, Leandro disse estar bastante feliz com a nomeação e que espera representar muito bem Mato Grosso na comunidade.
“Essa é uma oportunidade rara para conectar-me com pessoas que têm feito a diferença ao redor do mundo, seja no campo empresarial, acadêmico ou socioambiental. Com a indicação, acredito que as chances de trazer algumas dessas boas experiências para o Brasil se tornam realidade, e isso é fantástico”, afirmou.
De acordo com o mato-grossense, a participação no grupo se dá somente por nomeação, e os indicados passam por um extenso processo seletivo conduzido pela consultoria internacional
Heidrick and Struggles.
A lista final é aprovada por um comitê de seleção presidido pela rainha Rania Al Abdullah, da Jordânia.
Neste ano, foram mais de 180 pessoas nomeadas, de todas as partes do mundo, e somente quatro brasileiros.
Conforme Leandro, o mandato se inicia imediatamente e é esperado que cada líder participe de várias reuniões ao longo desses anos, que ocorrem em diversos países. Neste ano, segundo ele, já estão previstas duas reuniões: uma no México, em maio, e outra em Genebra, na Suíça, em agosto.
“Outra parte importante é o programa de formação, pois participaremos de cursos intensivos nas melhores e mais respeitadas universidades, como Harvard, Yale, Oxford e George Mason”, disse.
A Cause fundada por Leandro Machado trabalha com estratégias de conscientização, engajamento e mobilização em torno de causas e interesses públicos - para empresas e ONGS.
“Trabalhamos somente com causas ligadas à novos modelos de desenvolvimento, direitos humanos e democracia”, disse.
Leandro não descarta trazer esses projetos para Mato Grosso. “Infelizmente, ainda não temos nenhum projeto em meu Estado natal, mas tenho certeza que um dia farei”, afirmou.
PerfilO cientista político Leandro Machado é um dos fundadores da Cause, agência criada para ajudar empresas e ONGs a mobilizar pessoas a respeito de causas de interesse público que elas defendem.
Hoje, a Cause trabalha com ONGs nacionais e internacionais em projetos relacionados com desenvolvimento sustentável, direitos humanos e participação democrática.
Ele se especializou em universidades americanas e trabalhou, durante 15 anos, em grandes empresas, como a Shell e a IBM Brasil.
Em 2003, foi chamado a estruturar a divisão de Relações Governamentais da Natura.
Em seguida, trabalhou como relações públicas de Guilherme Leal, um dos fundadores da empresa, durante sua candidatura a vice-presidente da República, na chapa de Marina Silva em 2010.
Machado também é um dos fundadores da
Union For Ethical Biotrade (União para o Biocomércio Ético, em tradução livre), ONG ligada à ONU e que promove ingredientes naturais produzidos de acordo com práticas de desenvolvimento sustentável.