Cuiabá, Sábado, 21 de Fevereiro de 2026
DOSE ÚNICA
21.02.2026 | 11h04 Tamanho do texto A- A+

Mato Grosso recebe 10 mil doses de vacina contra dengue

Estratégia é imunizar os profissionais que atuam na linha de frente do SUS

Reprodução

O imunizante Butantan-DV é o primeiro no mundo de dose única contra a dengue

O imunizante Butantan-DV é o primeiro no mundo de dose única contra a dengue

DA REDAÇÃO

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) recebeu do Ministério da Saúde, na tarde desta sexta-feira (20.2), 10.091 doses da vacina contra a dengue fabricada pelo Instituto Butantan. O imunizante Butantan-DV é o primeiro no mundo de dose única contra a dengue e será oferecido inicialmente para profissionais da Atenção Primária à Saúde.

 

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, a vacina começará a ser entregue na próxima semana aos Escritórios Regionais de Saúde, que farão a distribuição aos municípios.

 

“O cronograma prevê que a vacinação comece em março em Mato Grosso para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos, equipes multiprofissionais, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias e trabalhadores administrativos e de apoio das Unidades Básicas de Saúde”, explicou.

 

Conforme o Ministério da Saúde, a estratégia deve beneficiar 23,3 mil profissionais de saúde em Mato Grosso. A ampliação da vacinação para pessoas de 15 anos a 59 anos, começando pelos mais velhos, deverá ocorrer no segundo semestre deste ano.

 

“Esta vacina vai proteger contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. No entanto, é importante destacar que a principal forma de combate à dengue continua sendo a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. Por isso, os cidadãos precisam continuar atentos aos cuidados necessários, como não deixar água parada, usar inseticida e repelente para evitar a doença”, concluiu.

 

Medidas de prevenção à dengue

 

A SES orienta a população a manter os quintais limpos e eliminar quaisquer recipientes que possam acumular água para conter os focos do mosquito. Dentre as medidas preventivas, estão tampar caixas d´água, descartar corretamente o lixo, limpar as calhas, e não acumular sucata e entulho.

 

É importante que a população fique atenta aos sintomas e busque atendimento médico em caso de necessidade. A dengue caracteriza-se por febre alta (acima de 38ºC) de início súbito, dores musculares intensas, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e, em alguns casos, manchas vermelhas na pele. Em situações mais graves, pode evoluir para dengue grave e levar ao óbito.

 

Para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, está disponível nos postos de saúde a vacina Qdenga, de laboratório japonês, aplicada em duas doses. Esta faixa etária apresenta alta taxa de hospitalização por dengue nos últimos anos.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia