“Somente com dados confiáveis podemos fortalecer políticas públicas e alcançar objetivo de tornar a educação básica de Mato Grosso referência nacional em aprendizagem até 2026”, afirmou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, durante abertura do 1º Encontro Estadual do Censo Escolar MT: Compromisso com a Qualidade da Informação, realizado nesta quarta-feira (17.9), em Cuiabá.
O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), reuniu gestores, técnicos educacionais e representantes das 142 secretarias municipais de Educação.
A programação incluiu palestras e oficinas sobre ICMS Educacional, Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), papel dos agentes na coleta, glossário da Educação Especial, funcionalidades do Educacenso, além de estratégias para corrigir erros e exemplos de boas práticas.
De acordo com Alan Porto, a qualidade das informações prestadas no Censo Escolar é determinante para direcionar investimentos e garantir equidade no ensino.
“Os dados coletados de forma correta são fundamentais para que possamos investir em infraestrutura, formação, permanência e aprendizagem, alcançando quem mais precisa: as escolas indígenas, do campo, quilombolas, de tempo integral e regulares”, destacou o secretário.
O coordenador estadual do Censo Escolar, Rodrigo Jacob, ressaltou o esforço coletivo na organização do encontro.
“Esse evento começou como uma reunião técnica e se transformou em um encontro estadual, graças ao apoio da equipe da Seduc e do Inep. Nosso propósito é valorizar os profissionais e reforçar a importância de uma coleta precisa e responsável”, afirmou.
Representando o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a coordenadora-geral do Censo Escolar, Célia Gedeon, destacou a relevância do trabalho das escolas na preservação da cultura e da identidade dos estudantes.
“É na escola que mantemos vivas as tradições e a história das comunidades. Esse encontro é uma oportunidade de troca de experiências que fortalece a educação”, disse ela.
Para o secretário de Educação de Santo Antônio do Leste, Nelson da Silva, o encontro é fundamental para os municípios.
“O Censo é o que garante a divisão dos recursos e assegura a educação das nossas crianças. Além disso, permite que os secretários escolares tirem dúvidas e atuem de forma mais eficiente”, avaliou.
Já Janaína Menezes, coordenadora do Censo Escolar em Paranatinga, pontuou a relevância da formação para os novos gestores.
“Muitos municípios trocaram de gestão e têm técnicos novos. Esse evento é essencial para dar consciência sobre a base legal e a importância da coleta de dados de forma correta”, completou.
O Censo Escolar é o principal levantamento estatístico da educação básica no Brasil, coordenado pelo Inep em regime de colaboração com estados e municípios.
Em Mato Grosso, as informações impactam diretamente o repasse do ICMS Educacional, que beneficia municípios com melhores resultados de aprendizagem.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|