Cuiabá, Sábado, 2 de Agosto de 2025
"FEBRE DO OURO" EM LACERDA
27.10.2015 | 08h35 Tamanho do texto A- A+

Mercúrio usado em garimpo pode contaminar água de município

Secretaria do Meio Ambiente fará vistorias e alertará população sobre riscos de prática na área

Marcus Mesquita/MidiaNews

Estado desenvolverá campanha para alertar sobre os riscos do uso de mercúrio no garimpo

Estado desenvolverá campanha para alertar sobre os riscos do uso de mercúrio no garimpo

VINÍCIUS LEMOS
DA REDAÇÃO

A extração ilegal de ouro no garimpo de Pontes e Lacerda (448 km a Oeste de Cuiabá) pode contaminar toda a rede de abastecimento de água do município, em razão do mercúrio utilizado para a prática.

 

A exploração do ouro pode ser feita de modo manual ou mecânico e, na maioria das vezes, utiliza o mercúrio para facilitar a extração do minério.

 

A substância química é usada de maneira líquida durante o garimpo, para facilitar a extração de ouro.

 

Apesar de facilitar a garimpagem, o mercúrio torna-se causador de danos à saúde das pessoas que tenham contato com itens contaminados e também pode degradar o meio ambiente.

 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) está em campanha para alertar a população de Pontes e Lacerda sobre os riscos que podem ser ocasionados pela contaminação.

 

A secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso, Ana Luiza Peterlini, disse que  é importante que seja repassada aos habitantes informações sobre os riscos da utilização do mercúrio.

 

“Neste momento, a Sema vai atuar, principalmente, para alertar a população dos malefícios do mercúrio que está sendo utilizada para lavar a terra retirada do garimpo”, disse.

 

Ana Luiza Peterlini observou que o principal meio de contaminação ocorre através da limpeza da terra retirada das serras, onde estão sendo realizadas extrações de ouro.

 

“Vamos fazer trabalho de repressão, para que essa terra retirada não seja lavada em casa nem no Rio Guaporé. Iremos repreender essas ações”, disse.

 

Os riscos trazidos pela substância química foram reiterados pela secretária. A Sema começou a analisar se houve contaminação na rede de abastecimento do Município.

 

“O mercúrio é um metal extremamente perigoso para a saúde, ele contamina a água. Já colhemos uma amostra dessa água para se ver o nível e o grau dessa poluição, dessa contaminação [em Pontes e Lacerda]”, declarou.

 

A secretária afirmou que a contaminação do abastecimento de água ocorre através das pessoas que lavam a terra retirada do garimpo, em casa ou no rio da região.

 

Legalização

 

A secretária Ana Luíza Peterlini acredita que os impactos trazidos pelo garimpo podem ser reduzidos, se a prática da extração for legalizada.

 

“O garimpo sempre causa um impacto muito grande, por isso a importância de se legalizá-lo. Porque a atividade legal, embora cause impactos, acaba diminuindo os riscos da atividade”, disse.

 

Antes da legalização, porém, a secretária Peterlini defende que a ilegalidade seja coibida e a ação do garimpo seja interrompida.

 

Entenda o caso

 

Inicialmente, cerca de 600 pessoas invadiram uma área particular no município de Pontes e Lacerda, após a divulgação de que uma grande quantidade de ouro havia sido encontrada no local.

 

No entanto, a disseminação de fotos e vídeos nas redes sociais colaborou para que a invasão ao local fosse ainda maior.

 

Segundo a própria Justiça Federal, cerca de cinco mil pessoas de vários estados estavam na região em busca de ouro fácil.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

Prefeito pede ajuda ao Governo para legalizar garimpo em MT

 

Com Força Nacional, garimpo deve ser esvaziado em uma semana

 

PF prende garimpeiro e apreende ouro ilegal em MT

 

Mais de 2 mil garimpeiros continuam na "corrida do ouro" em MT

 

MPF considera crime compra e recebimento de ouro em Lacerda

 

Governador pede apoio à Força Nacional para retirar garimpeiros

 

Garimpo tem deslizamento; Polícia registra cinco feridos

 

Justiça Federal manda desocupar garimpo ilegal em Mato Grosso

 

Sema fará vistoria em garimpo ilegal; prefeito aponta "invasão"

 

MPF cita extração ilegal e pede a retirada de “garimpeiros”

 

Prefeito defende exploração, mas teme chegada de “forasteiros”

 

Governo confirma corrida pelo ouro em Pontes e Lacerda

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
2 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Lisandro Peixoto Filho  27.10.15 09h25
Mercúrio? Cadê Órgãos Públicos de repressão, controladores, e de fiscalização? Agir depois da porta arrombada, uma irresponsabilidade para com a saúde pública.
3
0
Daniel  27.10.15 09h11
Agora gostaria de ver o que tem a dizer as pessoas que diziam que o garimpo deveria continuar e que o governo não deixa as pessoas trabalharem e que exigem o Estado mínimo.
4
0