Cuiabá, Quinta-Feira, 17 de Julho de 2025
TROCA DE INFORMAÇÕES
25.03.2025 | 15h31 Tamanho do texto A- A+

MT é referência em gestão ambiental afirma conselheiro do TCE de Rondônia

Comitiva veio à Sema-MT para buscar subsídios para melhorar proteção ambiental em RO

Sema - MT

Ilustração

DA REDAÇÃO

Representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Rondônia vieram à Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) conhecer as melhores práticas de gestão ambiental. Para o conselheiro Francisco Júnior, integrante da equipe do estado vizinho, Mato Grosso é uma das referências nacionais em matéria de fiscalização ambiental.

 

“Rondônia e Mato Grosso têm muita similaridade, o desenvolvimento econômico dos dois estados parte de questões comuns. Percebemos que o Estado está uns 20 anos à frente de Rondônia. Então a gente espera que, com os conhecimentos adquiridos aqui, possamos induzir uma melhoria no nosso processo de trabalho lá”, ressaltou o conselheiro.

 

Durante a visita técnica, que começou na segunda-feira (24.3) e se encerra amanhã (26.3), a equipe de Rondônia está tendo acesso a informações sobre gestão das bacias hidrográficas, crédito de carbono, fiscalização, autuação e embargos remotos, política de prevenção e combate aos incêndios florestais e gestão das unidades de conservação.

 

Na Gerência de Planejamento de Fiscalização e Combate ao Desmatamento (GPFCD), os visitantes verificaram como a Sema efetua o planejamento para atendimento aos alertas de desmatamento.

 

Somente em 2024 o órgão ambiental realizou 320 operações, envolvendo equipes técnica e dos Batalhões de Polícia Militar de Proteção Ambiental. Ao todo, foram registrados 3.877 alertas de desmatamento.

 

A GPFCD atua diretamente no combate ao desmatamento ilegal, sendo responsável por analisar as imagens de alta resolução captadas, a partir destas, realizar a autuação remota em todo o Estado do Mato Grosso, além de planejar ações de campo das equipes da Sema, inclusive das nove regionais distribuídas pelo interior e, Batalhão de Polícia Militar e Proteção Ambiental, sendo todos os autos de infração lavrados de forma digital.

 

Além do conselheiro Francisco Júnior, também integram a comitiva do TCE de Rondônia, o conselheiro Francisco Carvalho da Silva, o auditor de controle externo, Felipe Mottin Pereira de Paula e assessoria técnica.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia