Cuiabá, Quinta-Feira, 18 de Setembro de 2025
AMÉRICA DO SUL
18.09.2025 | 09h56 Tamanho do texto A- A+

MT promove potencial agrícola, industrial, logístico e turístico na Bolívia, Peru e Argentina

A missão é coordenada pela Sedec e a Agência Invest MT, com participação de representantes da iniciativa privada, universidades e prefeituras

Assessoria/Sedec

A agenda é decisiva para ampliar as conexões internacionais do Estado no comércio exterior e turismo

A agenda é decisiva para ampliar as conexões internacionais do Estado no comércio exterior e turismo

DA REDAÇÃO

Mato Grosso avança no processo de internacionalização econômica e turística com a participação em três importantes feiras internacionais neste mês de setembro: a Expocruz, em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia); a Expoalimentaria, em Lima (Peru); e a FIT Latin America, em Buenos Aires (Argentina).

 

A missão é coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e pela Agência de Promoção de Investimentos (Invest MT), com o apoio de representantes da iniciativa privada, universidades e prefeituras.

 

De 18 a 27 de setembro, o Estado marca presença na Expocruz e na Expoalimentaria, dois dos maiores eventos de negócios da América Latina.

 

O objetivo é fortalecer o posicionamento de Mato Grosso no eixo boliviano-peruano, ampliando a promoção comercial, a prospecção de investimentos e a divulgação das potencialidades nas cadeias produtivas agrícola, industrial e logística.

 

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, que estará presente nas três feiras, a agenda é decisiva para ampliar as conexões internacionais do Estado.

 

“A presença de Mato Grosso nesses eventos internacionais reforça nossa estratégia de colocar o Estado no mapa dos grandes negócios da América Latina. Estamos abrindo portas para atrair investimentos, ampliar exportações e integrar nossa economia aos principais polos produtivos da região. É uma ação que gera oportunidades para o setor privado, fortalece cadeias produtivas e amplia a competitividade do nosso Estado no mercado internacional”, afirmou.

 

A participação mato-grossense reúne lideranças governamentais, empresários, representantes da UFMT e secretarias municipais, demonstrando a transversalidade da estratégia. Para o presidente da Invest MT, Mirael França, o trabalho em conjunto é fundamental.

 

“A missão tem caráter estratégico porque reúne governo, empresários, universidades e entidades de classe em um esforço conjunto de internacionalização. A Invest MT tem atuado como facilitadora dessas conexões, identificando oportunidades e criando condições para que empresas de Mato Grosso se insiram em mercados de alto potencial, como o boliviano e o peruano”, explicou.

 

Em Santa Cruz de La Sierra, considerada a capital econômica da Bolívia, o Estado participa da Expocruz, maior feira multissetorial boliviana, que reúne entidades empresariais, governo local e operadores logísticos. Já em Lima, na Expoalimentaria, principal feira de alimentos da América Latina, a missão terá foco em prospecção de importadores, exportadores e organismos governamentais ligados ao setor.

 

Na sequência, de 27 a 30 de setembro, Mato Grosso será destaque na FIT Latin America, maior evento de turismo da região, realizado em Buenos Aires. O Estado participa como coexpositor da Embratur, com a missão de promover seus atrativos turísticos junto a profissionais e visitantes, um público estimado em 125 mil pessoas.

 

Durante a feira, será lançado oficialmente na América do Sul o evento FIT Pantanal, com cerimônia exclusiva organizada por Mato Grosso e presença de autoridades como o embaixador do Brasil na Argentina e o ministro do Turismo argentino.

 

A ação busca aproveitar o mercado argentino,  o maior emissor de turistas internacionais para o Brasil, e que tem aumentado a procura por destinos de ecoturismo.

 

De acordo com a secretária adjunta de Turismo, Maria Letícia Costa, a presença na FIT reforça a estratégia de posicionar o Estado como destino internacional.

 

“O turismo é uma das frentes que mais se beneficiam desse processo de internacionalização. A participação na FIT Latin America e o lançamento da FIT Pantanal na Argentina representam uma vitrine para mostrar ao público sul-americano as riquezas naturais, culturais e gastronômicas de Mato Grosso. Nosso objetivo é consolidar o Estado como destino de ecoturismo e turismo de experiência, ampliando o fluxo de visitantes e fortalecendo a economia local”, destacou.

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