Cuiabá, Sábado, 9 de Agosto de 2025
DESAFIO AO CORPO
06.04.2014 | 11h45 Tamanho do texto A- A+

Nascido nos Estados Unidos, CrossFit é “febre” em Cuiabá

Esporte trabalha todas as capacidades físicas simultaneamente

Tony Ribeiro/MidiaNews

CrossFit, que nasceu nos Estados Unidos, ganha cada vez novos adeptos na Capital

CrossFit, que nasceu nos Estados Unidos, ganha cada vez novos adeptos na Capital

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Tombar pneus de trator, saltar em caixas, correr ou se agachar carregando o parceiro e levantar peso. Esses são algumas dos exercícios feitos por quem pratica o CrossFit, esporte que nasceu nos Estados Unidos em 1984 e que já virou uma “febre” no Brasil e em Cuiabá.

O esporte é uma alternativa de treinamento que visa a melhora do condicionamento físico e que, a cada dia, ganha novos adeptos em todo país.

Entre os praticantes, há desde oficiais dos mais diversos segmentos da Segurança Pública (bombeiros e policiais militares, por exemplo), quanto atletas que buscam um treinamento diferenciado e desafiador e pessoas que não aguentam mais chegar na academia e se prender a uma fichinha de exercícios – a boa e tradicional musculação.

"O CrossFit veio como um divisor de águas. Você vem com o corpo que você tem e o treino é adaptado para você"

Na Capital, os “crossfiteiros” são encontrados em todos os lugares: nas academias, nos parques, em residenciais fechados e nos chamados boxes ou ginásios, locais criados especificamente para a prática de CrossFit e que em nada se assemelham à uma academia de musculação.

A bandeira de quem pratica o esporte é “desafiar seus limites”. Quem pratica o esporte sabe que não há espaço para palavras como “não consigo” ou “desisto”.

Como explica o treinador Pablo de Souza, 34, não é necessário ter um padrão específico de corpo ou uma idade certa para praticar o esporte.

“O CrossFit veio como um divisor de águas. Você vem com o corpo que você tem e o treino é adaptado para você”, disse.

Segundo os treinadores, mesmo alguém que sofre de alguma lesão ou não possui algum membro (um braço ou uma perna) pode praticar o esporte.

“Assim como em qualquer esporte, é necessário técnica. O aluno precisa conhecer o professor e saber se ele é capacitado para dar o treinamento. O CrossFit é altamente lesivo, sim, como qualquer outro esporte, se você buscar um ‘pangaré’ qualquer para te treinar. Uma alternativa, por exemplo, é entrar no site da CrossFit Brasil e ver a lista de treinadores capacitados e de boxes credenciados na sua cidade”, afirmou.

Arquivo Pessoal

Gibranna Oliveira treina no campus da Universidade Federal de Mato Grosso, há um mês

Pablo pratica o CrossFit há um ano e dois meses, já competiu nacionalmente e se prepara para passar pela prova do Level 1, que o capacitará como “coach” do esporte na Capital.

Equilíbrio entre mente e corpo


Diferente da academia tradicional, onde há aulas e programas para treinamento de grupos musculares separados, focados ora em resistência, ora em força, o objetivo do CrossFit é fazer o atleta trabalhar suas 10 capacidades físicas de forma equilibrada: força, resistência muscular, resistência cardiorrespiratória, flexibilidade, potência, velocidade, equilíbrio, coordenação, precisão e agilidade.

“São movimentos funcionais de alta intensidade constantemente variados. Essa é a definição do CrossFit, que se diferencia de um treinamento funcional, por exemplo, que é voltado para um objetivo específico. No CrossFit, o nosso objetivo é o condicionamento físico”, explicou Pablo.

" O aluno precisa conhecer o professor e saber se ele é capacitado para dar o treinamento. O CrossFit é altamente lesivo, sim, como qualquer outro esporte, se você buscar um ‘pangaré’ qualquer para te treinar"

Proprietário de um ginásio para a prática de CrossFit localizado na Avenida Miguel Sutil, o professor Wagner Ribeiro, 49, pontua que os exercícios mais comuns no esporte são divididos em três grupos: metabólicos (corrida, natação, bike, remo, corda), ginástica calistênica e olímpica (subir na barra, argolas, salto na caixa, flexão) e levantamento de peso.

“Os exercícios são de alta complexidade, mas sempre respeitando a intensidade de cada um”, disse.

Wagner conta que, em seu box, ele possui alunos com idade entre 8 e 74 anos. Das pessaos que procuram o esporte, segundo ele, 70% tem por objetivo emagrecer, 20% é porque não aguentam mais academia e 10% são pelo gosto pelo esporte.

“A gente diz que qualquer um pode fazer o Crossfit, mas que o CrossFit não é para qualquer um. Você precisa não só preparar o corpo para o esporte, mas a mente também. O mais forte do CrossFit é a força emocional que ele desencadeia”, disse.

De acordo com Wagner, uma das principais mudanças notadas nos adeptos do esporte é a capacidade de aceitar e vencer desafios.

"A gente diz que qualquer um pode fazer o Crossfit, mas que o CrossFit não é para qualquer um. Você precisa não só preparar o corpo para o esporte, mas a mente também"

“Você se transforma e aprende a vencer a si mesmo. Isso não é apenas a respeito de um exercício, mas sim de superar o medo, a preguiça, a depressão. Você alcança e desenvolve uma força interior muito grande”, afirmou.

Praticante do CrossFit há seis meses, Manoel Fortunato, 34, afirma que procurou no esporte uma forma de melhorar o condicionamento físico, sair da rotina e reunir os amigos e já sente os benefícios.

“Melhorei meu condicionamento e minha imunidade e ainda ganhei massa muscular, estou com o corpo mais definido”, disse.

Iniciante no esporte há menos de um mês, Gibranna Oliveira, 33, conta que procurou o esporte para sair da rotina da academia.

Ela treina com um grupo na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e diz que prefere a prática ao ar livre para fugir do ambiente fechado e cheio de aparelhos das academias tradicionais.

“Estou gostando muito e indico para quem está iniciando a prática de exercício e para aquelas que já estão acostumadas com o ambiente da academia. É muito bom porque a gente utiliza, além do espaço físico, as nossas próprias condições”, afirmou.

Arquivo Pessoal

Manoel Fortunato (centro - inferior) treina CrossFit há seis meses e já sente os benefícios

Excesso


Os treinadores da área são unânimes ao afirmar que o treinamento do CrossFit não pode exceder uma hora, podendo ser praticado de manhã e à tarde, caso a pessoa já treine há um bom tempo.

Os treinos do CrossFit são de curta duração exatamente para incentivar a liberação de testosterona (hormônios que provocam aumento da massa muscular e queima de gordura) e minimizar a produção do cortisol (hormônio que causa acúmulo de gordura e queima massa muscular).

“Você pode começar treinando três vezes por semana e depois, subir para cinco vezes. O importante é não exceder uma hora a cada treinamento, porque depois disso o corpo começa a liberar cortisol em excesso”, explicou Wagner.

Custos e benefícios


No box montado por Wagner, há cerca de 100 alunos matriculados que praticam o esporte de segunda a sexta-feira. Segundo ele, quem quer emagrecer pode encontrar no CrossFit um resultado rápido, se combinar os exercícios à uma alimentação saudável.

“Fazendo reeducação alimentar, tenho alunos que já perderam de 8 kg a 14 kg em 40 dias. Em três meses, uma pessoa que hoje é sedentária e de meia idade, pode perder de 26 kg a 30 kg”, afirmou.

Tony Ribeiro/MidiaNews

Algumas pessoas preferem treinar em boxes (ginásios) de CrossFit, que são diferentes de academias

O custo para quem quiser praticar o esporte varia.

Há grupos que treinam diariamente e nos finais de semana em parques da cidade, como é o caso do Parque Mãe Bonifácia ou no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – cujo custo é menor; há quem treine em academias – a Phídeas, por exemplo, deve inaugurar seu primeiro box em maio deste ano, coordenada pelo treinador Pablo; e há aqueles que optam pelos boxes especializados, como é o caso do ginásio do Wagner, na Capital.

“Para treinar de três a cinco vezes por semana, uma hora por dia, a pessoa vai desembolsar cerca de R$ 350. Com acompanhamento da nutricionista, principalmente no primeiro mês, para a montagem do cardápio, o custo pode subir para cerca de R$ 530”, afirmou.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

GALERIA DE FOTOS
Arquivo Pessoal

Manoel Fortunato

Tony Ribeiro/MidiaNews

Crossfit WR

Tony Ribeiro/MidiaNews

Crossfit WR

Tony Ribeiro/MidiaNews

Crossfit WR

Tony Ribeiro/MidiaNews

Crossfit WR

Tony Ribeiro/MidiaNews

Crossfit WR

Tony Ribeiro/MidiaNews

Crossfit WR

Tony Ribeiro/MidiaNews

Crossfit WR

Tony Ribeiro/MidiaNews

Crossfit WR

Tony Ribeiro/MidiaNews

Crossfit WR

Tony Ribeiro/MidiaNews

Crossfit WR

Tony Ribeiro/MidiaNews

Crossfit WR

Tony Ribeiro/MidiaNews

Crossfit WR

Chico Valdiner

desafio caveira

Chico Valdiner

desafio caveira




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
5 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

newton franco de godoy  09.10.15 11h37
Para saber quem está habilitado a treinar a modalidade, que se preparou adequadamente para poder treinar pessoas, basta entrar na página CrossFit.com e lá pesquisar pelo nome do profissional. Chama-se Level 1
0
0
Ana Cardoso  27.01.15 11h33
Gostaria de saber o contato do Professor que dá aulas na UFMT. Se alguem souber, envie nos comentários.
0
1
newton franco de godoy  21.05.14 21h50
O Crossfit é um esporte de alta intensidade e que trabalha as dez capacidades físicas gerais do homem e mulher (resistência cardio/respiratória, resistência muscular, força, potência, coordenação, equilíbrio, velocidade, agilidade, precisão e flexibilidade) , e por isso, há obrigatoriedade do instrutor passar por testes práticos e teoricos rigorosos de aptidão junto ao Crossfit, o título de quem é realmente professor de Crossfit: Level 1, e pode ser encontrado o nome dele no saite da www.crossfit.com
3
0
daniel  07.04.14 10h15
Na própria matéria já citam que o treinador tem que ser credenciado e capacitado pra dar o treinamento.
10
0
Jair Pereira Paim  06.04.14 20h02
Monte seu grupo, compre os pesos, arrume pneus, pesquise muito, e treine com cuidado para evitar lesões, sem exageros. Essas academias estão cobrando uma mensalidade muito alta. Não é pra qualquer um. Mas qualquer um pode praticar o CrossFit é só ter força de vontade, e a ajuda dos amigos.
20
7