Cuiabá, Quinta-Feira, 31 de Julho de 2025
TEMPORAIS EM MT
14.01.2025 | 13h58 Tamanho do texto A- A+

"Nunca tínhamos visto enchente desta proporção", diz prefeito

Rio Branco amanheceu submersa pelo rio; não houve registro de mortos e desaparecidos até o momento

Montagem/MidiaNews

O prefeito de Rio Branco, Pabollo Victor Siman (detalhe)

O prefeito de Rio Branco, Pabollo Victor Siman (detalhe)

ANGÉLICA CALLEJAS
DA REDAÇÃO

O prefeito de Rio Branco (281 km a noroeste da Capital), Pabollo Victor Siman (Republicanos), decretou estado de emergência nesta terça-feira (14), após parte da cidade amanhecer submersa pelo rio que a margeia. Até o momento, foram contabilizadas 150 pessoas afetadas pela enchente.

 

Pabollo informou ao MidiaNews que entre 15 a 20 casas dos bairros Centro e Operário ainda estão embaixo d'água. Apesar da gravidade, não houve registros de mortos ou desaparecidos. Os desabrigados foram levados à Igreja Matriz Paróquia São Roque.

 

"Um senhor tinha descido no rio, mas o pessoal conseguiu salvar ele. Graças a Deus, não teve nada pior, não. Foi mais bem materiais mesmo. Em torno de 150 pessoas foram afetadas diretamente, mas a gente tirou as coisas de dentro das casas e deixamos guardado na quadra da igreja", disse.

 

"Nunca vimos uma enchente dessa proporção, pegou a gente de supresa. Parece que aconteceu uma, mas lá em 1982. A gente já decretou o estado de emergência e acionamos a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, o Governo do Estado".

 

"Na quinta-feira a gente tem uma reunião com o vice-governador. Nós vamos finalizar o levantamento e levar para o Governo do Estado, para pleitear um auxílio, uma ajuda do Governo", completou.

 

A principal ponte da cidade foi interditada pela Polícia Militar devido ao nível do rio. Segundo a presidente do Rotary Club de Rio Branco, Silvana Carrero, a estrutura também teria diversas rachaduras, e por isso o tráfego foi proibido.

 

"O Corpo de Bombeiros acabou de chegar, e a gente está guardando a chegada da Defesa Civil para poder dar uma olhada na ponte. Acredito que não tenha problema, mas eu vou aguardar uma posição da Defesa Civil", informou Pabollo.

 

Vários vídeos que circulam na internet mostram a água invadindo pontos comerciais e atingindo a parte inferior da ponte. Entretanto, de acordo com o prefeito, o volume da água teria diminuído até o início desta tarde de terça.

 

"Já baixou bem. Tem casas e lojas que ainda estão com água dentro, mas 50 centímetros, 40 centímetros de água", disse.

 

Doações

 

Após a enchente, o Rotary Club do Município iniciou campanha solidária para arrecadação de água potável, alimentos, roupas, colchões, cobertores, itens de higiene pessoal e ração para pets.

 

A associação conta com pontos de coleta no Fórum da cidade, nas lojas Brasilsat, Comercial Popular e Neonet. Também há pontos de coleta em Mirassol D'Oeste, na Clinvida, e em Cáceres, no Rotary Club e na cédula do Demolay.

 

Além dos donativos materiais, a associação também está aceitando doações em dinheiro pelo Pix na conta CNPJ: 27.735.429/0001-83.

 

Veja os vídeos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia