Cuiabá, Quarta-Feira, 10 de Setembro de 2025
INSCRIÇÕES ABERTAS
10.09.2025 | 15h37 Tamanho do texto A- A+

Oficina discute registros da memória LGBTI+ em Mato Grosso

Atividade gratuita acontece em 15 de setembro e oferece ferramentas para documentar vivências da população LGBTI+ em MT

Acervo

Multidão na Av. Getúlio Vargas na primeira Parada de Cuiabá, em 2003

Multidão na Av. Getúlio Vargas na primeira Parada de Cuiabá, em 2003

DA REDAÇÃO

Quais histórias e vivências LGBTI+ ainda precisam ser registradas em Mato Grosso? Essa é a pergunta que guia a oficina on-line realizada pelo projeto Almonaque, no dia 15 de setembro, a partir das 19 horas. Com inscrições gratuitas, a atividade propõe um mergulho nos debates sobre a importância de preservar e difundir as memórias da população LGBTI+ no estado.

Esse movimento é fundamental para que nossa população conheça sua própria história

 

Estruturada em dois eixos (teórico e prático), a oficina vai abordar tanto reflexões conceituais quanto ferramentas acessíveis para a documentação de histórias, como o uso da Hemeroteca Digital, gerida pelo Arquivo Público do Estado. A proposta é incentivar a construção coletiva de memória, fortalecendo identidades e incentivando o interesse pelo resgate das histórias dessa população em Mato Grosso.

 

Segundo o pesquisador Marcos Salesse, um dos idealizadores do projeto, a ação também nasce do interesse de projetar um futuro mais diverso no território mato-grossense. O jornalista afirma ainda que há inúmeros fatos e memórias sobre a população LGBTI+ ainda precisam ser registrados de forma oficial.

 

“Durante a concepção do projeto a gente buscou incluir também essa formação, justamente com o intuito de oferecer ferramentas para que mais pessoas possam buscar essas memórias. Esse movimento é fundamental para que nossa população conheça sua própria história e como chegamos até aqui a nível de políticas públicas, cultura e luta contra a LGBTIfobia", disse Marcos.

 

Já para a Profª Dra. Bruna Irineu, também idealizadora da iniciativa, a oficina também tem como objetivo promover a ação coletiva que está sendo realizada para composição do primeiro volume do Almanaque. O material, que será lançado em formato de livro, reunirá registros de fatos históricos, trajetória de pessoas que marcaram a luta e também locais significativos para a população LGBTI+ em diferentes regiões do estado.

 

Reprodução

Oficina

 

“Durante essa oficina também vamos apresentar para os participantes um pouco da metodologia de escrita coletiva que optamos para compor esse primeiro volume do projeto. É um livro que está sendo escrito coletivamente e surge como uma das primeiras iniciativas de reunir em um só material as nossas memórias. A oficina é um convite para que mais pessoas conheçam e se engajem em processos de registro dessas histórias", comentou Bruna.

 

As inscrições para participar da oficina já estão abertas e podem ser feitas de forma gratuita clicando aqui. Os interessados devem preencher o formulário para garantir sua vaga até dia 14 de setembro, às 12h. Todos os participantes receberão um certificado de horas registrando a participação na oficina.

 

Serviço - Oficina on-line “Memória LGBTI+ em Mato Grosso”
Dia: 15 de setembro de 2025 (segunda-feira

Horário: 19h (horário de Cuiabá)
Local: Plataforma on-line (link enviado após inscrição)

Para se inscrever, clique aqui.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia