Cuiabá, Quarta-Feira, 7 de Janeiro de 2026
REDE ESTADUAL DE ENSINO
05.01.2026 | 17h36 Tamanho do texto A- A+

Parceria entre Seduc e Sicredi reforça programa de Educação Financeira

Formação de professores, materiais pedagógicos e gibis da Turma da Mônica Jovem serão oferecidos sem custo pelas cooperativas

SECOM-MT

Ilustração

DA REDAÇÃO

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e o Sicredi firmaram uma parceria inédita para ampliar a educação financeira nas escolas da rede estadual de ensino.

 

A partir do início do ano letivo de 2026, o Programa Finanças na Mochila, da Fundação Sicredi, será implementado em unidades da rede pública oferecendo formação para professores, materiais pedagógicos e conteúdos lúdicos, além de materiais da Turma da Mônica desenvolvidos em colaboração com a Mauricio de Sousa Produções.

 

Para apoiar os educadores, o Sicredi ofertará formação estruturada, com conteúdo teórico e prático, além de materiais físicos e digitais que serão distribuídos por toda a rede estadual. Inicialmente, o programa será voltado aos professores de Matemática do 6º ao 9º ano e Profissionais de Apoio Pedagógico Especializado (PAPE), com possibilidade de nos próximos anos.

 

O programa tem como base a metodologia própria desenvolvida pela Fundação Sicredi, que utiliza práticas ativas, estímulo à reflexão sobre situações reais do cotidiano e participação dos estudantes em experiências práticas.

 

Além disso, o planejamento pedagógico do Finanças na Mochila é alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao programa federal Aprender Valor e às diretrizes da Secretaria de Educação. A proposta busca desenvolver hábitos financeiros saudáveis de maneira simples e efetiva, através do protagonismo dos professores e professoras nas aulas.

 

Segundo a Seduc, o objetivo é transformar informação em conhecimento aplicado, incentivando diálogos sobre consumo consciente, planejamento, orçamento e tomada de decisão, sempre conectados às vivências familiares e comunitárias dos estudantes.

 

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a parceria fortalece e potencializa o alcance das políticas públicas educacionais da pasta. “Toda vez que somamos esforços com instituições comprometidas com a educação, ampliamos a capacidade de oferecer oportunidades reais aos nossos estudantes”, destaca.

 

Alan Porto reforça que iniciativas como essa agregam inovação e qualidade ao processo de ensino. “Quando o setor público e parceiros trabalham juntos, conseguimos acelerar entregas, diversificar metodologias e criar experiências de aprendizagem que dialogam com o mundo atual”.

Na avaliação do secretário, a educação financeira é uma competência essencial, e essa parceria chega para somar ao trabalho que a Seduc já realiza na rede estadual. Ele reforça que a estratégia tem como foco fortalecer a formação de crianças e adolescentes capazes de analisar riscos e oportunidades, compreender a importância do planejamento e atuar como multiplicadores de boas práticas financeiras em suas famílias e comunidades. 

 

“Os impactos esperados vão além da sala de aula, contribuindo para a redução de vulnerabilidades relacionadas ao endividamento e ampliando perspectivas de desenvolvimento sustentável”, conclui Alan Porto.

 

A parceria não envolve custo financeiro para a Seduc. Toda a produção e disponibilização dos materiais será integralmente custeada pelas cooperativas Sicredi de Mato Grosso. Para o diretor executivo da Central Sicredi Centro Norte, Seneri Paludo, essa é mais uma parceria que materializa o compromisso do Sicredi com o desenvolvimento das pessoas e das comunidades, gerando impacto positivo.

 

“Estamos muito felizes por compartilhar o Finanças na Mochila com os professores da rede estadual de ensino mato-grossense, pois é uma metodologia efetiva e que simplifica a abordagem desse tema tão importante em sala de aula, facilitando a atuação dos professores e todo o processo de ensino-aprendizagem", afirma o diretor.

 

A rede estadual já trabalha educação financeira desde 2020, com conteúdo complementar associado à disciplina de matemática. O trabalho começou com a capacitação de professores, seguindo o que determina a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e já foram investidos mais de R$ 12 milhões de reais em formações e recursos pedagógicos.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia