Cuiabá, Quarta-Feira, 7 de Janeiro de 2026
LIGADOS PELA BACIA
06.01.2026 | 17h00 Tamanho do texto A- A+

Gêmeos siameses de MT nascem após parto complexo em Goiás

Família de Canarana realizou acompanhamento pré-natal e parto em hospital referência de Goiás

Reprodução

Equipe médica de Góias durante parto de gêmos siameses

Equipe médica de Góias durante parto de gêmos siameses

ANDRELINA BRAZ
DA REDAÇÃO

Um casal de gêmeos siameses de Mato Grosso nasceu nesta terça-feira (6), após um procedimento cirúrgico realizado por uma equipe multidisciplinar do Hospital Estadual da Mulher (Hemu), em Goiânia (GO).

 

Eles são considerados isquiópodos, porque são unidos pelo osso da bacia, que é o ísquio. A união envolve tórax, abdômen e bacia

Moradora de Canarana (a 643 km de Cuiabá), a família realizou todo o acompanhamento pré-natal no hospital goiano, considerado referência na realização de partos de alta complexidade.

 

Os gêmeos, chamados Marcos e Matheus, nasceram unidos pela região do quadril – considerados gêmeos isquiópodos. Eles foram encaminhados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde estão sendo acompanhados por uma equipe especializada, conforme protocolo médico.

 

O parto ocorreu sem intercorrências e teve duração aproximada de 40 minutos, sob acompanhamento do cirurgião pediátrico e deputado federal por Goiás, Zacharias Calil, referência nacional em cirurgias de separação de gêmeos siameses.

 

Apesar da cirurgia bem-sucedida, Calil afirmou que o quadro é complexo e que os recém-nascidos precisarão passar por novas cirurgias nas próximas horas para a realização de uma colostomia.

 

“Eles são considerados isquiópodos, porque são unidos pelo osso da bacia, que é o ísquio. A união envolve tórax, abdômen e bacia. Eles têm três pernas e compartilham a genitália”, explicou.

 

“Além disso, apresentam uma anomalia anorretal, conhecida como ânus imperfurado. Por isso, precisarão passar por um procedimento, entre 24 e 36 horas, para a realização de uma colostomia, o que é fundamental para que possam evacuar”, acrescentou o médico.

 

Calil relatou ainda que, além da cirurgia imediata, os bebês deverão passar por novos procedimentos nos próximos meses para a separação.

 

Em entrevista à TV Anhanguera, o pai das crianças, Maycon Alex Rodrigues, afirmou estar ansioso para conhecer os filhos e disse confiar na atuação da equipe médica.

 

“A gente espera que tudo dê certo. Temos muita fé em Deus. É um parto muito complicado, mas está nas mãos dos especialistas e acreditamos que tudo vai dar certo”, afirmou.

 

Veja: 

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia