Cuiabá, Quarta-Feira, 8 de Outubro de 2025
VÁRZEA GRANDE
08.10.2025 | 16h45 Tamanho do texto A- A+

Parceria vai permitir utilização de reeducandos em obras e serviços municipais

Prefeita assinou, hoje (8), o Termo de Intermediação entre a Fundação Nova Chance, a Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária e o Município

Secom-VG

O acordo é firmado entre a Fundação Nova Chance (Funac), a Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP/Sejus) e a administração municipal

O acordo é firmado entre a Fundação Nova Chance (Funac), a Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP/Sejus) e a administração municipal

DA REDAÇÃO

A Prefeitura de Várzea Grande e o governo do Estado de Mato Grosso assinaram, hoje (8), às 10h, no Centro de Ressocialização Industrial Agamenon Lemos Dantas, o Termo de Intermediação nº 39/2025, que trata da utilização de mão de obra remunerada de reeducandos do Sistema Penitenciário do Estado.

 

O acordo é firmado entre a Fundação Nova Chance (Funac), a Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP/Sejus) e a administração municipal, com objetivo de promover oportunidades de trabalho e reintegração social às pessoas em cumprimento de pena no regime semiaberto.

 

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), destacou que os reeducandos selecionados poderão desempenhar funções diversas em obras municipais e em serviços prestados, recebendo remuneração e contribuindo com a comunidade local.

 

“A gente quer ajudar essas pessoas a escreverem uma nova história em suas vidas. Decidi não assinar esse acordo dentro da Prefeitura, decidi que seria aqui, pois quero olhar no olho de cada um de vocês que vai desempenhar serviços pelo Município, seja dirigindo máquinas pesadas, execução de obras, entre outros.

 

Infelizmente, passaram muitos prefeitos e não viram essa possibilidade. Eu acredito no poder do trabalho e da capacitação para transformar vidas”, disse Moretti.

 

O secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, declara que a iniciativa reforça a política de ressocialização, que aposta no trabalho como ferramenta de dignidade e reconstrução de trajetórias, além de auxiliar o poder público com serviços importantes para a cidade.

 

“Esta ação representa muito para a Justiça e a Segurança Pública não só de Várzea Grande, mas sim, de todo estado de Mato Grosso, pois representa a união do Município para a ressocialização de pessoas, deste modo, enfraquecendo o crime. Parabenizo a prefeita Flávia, e digo, nossa Secretaria está disposta a firmar mais parcerias importantes como essa para Várzea Grande”, conta o secretário.

 

O presidente da Fundação Nova Chance, Winkler de Freitas Teles, falou sobre os pilares da ressocialização: trabalho, estudo, fé e família.

 

“Este ato representa também uma luta contra o preconceito ao ressocializando. Eu espero que ações como essa de Várzea Grande possam se multiplicar. É preciso oferecer oportunidade àqueles que querem mudar de vida”, declara.

 

O desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Orlando Perri, parabeniza a ação. 

 

“Estou com o coração muito alegre em estar presenciando este momento. O propósito da justiça não é punir, mas sim ressocializar. Esta iniciativa da prefeita Flávia Moretti abre as portas para inserir essas pessoas no mercado de trabalho e na vida social”.

 

O juiz da 2° Vara Criminal, Geraldo Fidélis, defende a parceria.

 

“Este termo de compromisso assinado pela prefeita Flávia Moretti é um ato de coragem, pois ainda há um preconceito com essas pessoas. Esses homens querem um futuro melhor e sabem que vão conseguir isso por meio do seu trabalho. Parabéns a todos envolvidos nesta ação, pois isto é plantar vidas”, completa.

 

O diretor do Centro de Ressocialização Industrial Agamenon Lemos Dantas, Edson Cassimiro, declarou que a parceria é um momento de orgulho. “Este é o sinal que estamos no caminho certo. É incentivador ver o nosso trabalho dentro da unidade fazendo a diferença na vida destes homens, pois queremos que eles saiam daqui ainda melhores”, conta.

 

Jovanil Salvaterra Carvalho, é um ex-recuperando. Atualmente, ele trabalha no ramo do marketing. Na ocasião, Jovanil fez apresentações musicais e fez um discurso. “Fiquei oito anos como recuperando e sei das dificuldades. Busquei uma nova chance em minha vida, hoje trabalho com marketing e recomecei minha vida. Acredite em Deus e em vocês”, disse Jovanil.

 

Também participaram do ato de assinatura: o secretário municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Lucas do Chapéu do Sol; o secretário municipal de Defesa Social, Louriney Silva; Procurador-Geral do Município, Maurício Magalhães; secretária adjunta de Administração Penitenciária, da Secretaria de Estado de Justiça (S

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia