Cuiabá, Sábado, 2 de Agosto de 2025
SEM CABEÇA; VÍDEOS
01.05.2022 | 09h00 Tamanho do texto A- A+

Peixes mutilados são vistos em Manso e Sema notifica Usina

Sema acredita que morte ocorreu após manobra nos geradores na barragem do Manso

Reprodução

Peixes dilacerados foram encontrados no Rio Manso, em Chapada dos Guimarães

Peixes dilacerados foram encontrados no Rio Manso, em Chapada dos Guimarães

CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

Moradores de Chapada dos Guimarães denunciaram, por meio de vídeos, a morte de dezenas de peixes nas proximidades da barragem da usina hidrelétrica de Manso, cuja a responsável é a empresa Furnas.

 

As imagens foram feitas na sexta-feira (29) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) autuou a empresa.

 

Os moradores se revoltaram com os peixes "boiando"nas águas do Rio Manso. Um deles - que não teve nome informado - se revoltou e gritou exigindo explicações.

 

"Vivi aqui 40 anos e nunca vi uma cena semelhante a essa, de ver essa mortalidade. Eu vi fartura de peixe, com saúde e vitalidade. Eu quero explicação do por que está acontecendo isso. [...] Eu quero uma explicação, não aguento ver isso aí", disse ele.

 

Divulgação

Peixe morto em manso

Morador: "Vivi aqui 40 anos e nunca vi uma cena semelhante a essa"

Em outro vídeo, um homem apontou para a quantidade de peixes mortos e a falta de um sistema de transposição de peixes, como escadarias.

 

"Olha a quantidade de peixe morto. E agora, quem acaba com peixe são os pescadores ou a barragem que não tem subidor?", disse.

 

No sábado (30), agentes da Sema foram ao local e constataram a morte dos peixes. Eles identificaram marcas de traumas nos corpos, como falta de escamas e animais sem cabeça. 

 

Os exemplares encontrados pela fiscalização levam a crer que um erro de manobra nos geradores da Usina ocasionou a morte dos peixes por dilaceração. Isso deve ser checado após a análise técnica dos relatórios fornecidos pelo empreendimento.

 

A empresa foi autuada e foi determinado que o empreendimento apresente relatórios das manobras recentes dos geradores e que eles recolham os peixes mortos do Rio Manso.

 

Não é possível determinar a quantidade de peixes mortos, mas a espécie mais afetada foi a curimbatá (Prochilodus Lineatus).

 

Manobra no Manso

 

A Usina possui quatro geradores, e acionar ou desligar algum deles é considerada uma manobra. Quando um gerador que está desligado e vai ser acionado, é necessário que as comportas não sejam abertas para a entrada de peixes, e os geradores devem ser acionados sem os animais dentro.

 

A fiscalização acredita que este "resgate" de fauna, que garantiria a segurança dos peixes, não foi realizado adequadamente. 

 

Veja vídeos:

 

 

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia