Obras XV de Novembro
As obras de mobilidade no Complexo Viário do Jardim Leblon e no Sistema BRT avançam em Cuiabá e têm previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2026, segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT). Atualmente, pistas e trechos estão bloqueados nos principais pontos.

No Complexo Leblon, as equipes atuam em seis trabalhos diferentes, sendo necessário o bloqueio do trecho da Avenida Miguel Sutil entre a Rua Boa Vista e a Travessa 04 de Janeiro.
As obras estão focadas na perfuração e instalação das estruturas de sustentação (tirantes) da trincheira e na implantação da rede de drenagem. Também estão em execução os muros de contenção laterais da estrutura, os aterros e a concretagem da laje de transição em frente à Rua Trigo de Loureiro.
O entorno da nova passagem de nível já começou a receber pavimentação. A Sinfra-MT informou ao MidiaNews que não há previsão de novos bloqueios na região. Por enquanto, o trânsito da Avenida Miguel Sutil afunila na região da obra e funciona em pista única nos dois lados da via, o que aumenta o congestionamento em horários de pico.
No entanto, a Sinfra disse que o objetivo da obra é dar fim aos gargalos de tráfego nas duas pontas da trincheira Jurumirim.
“O novo complexo vai eliminar o semáforo em frente à Rua Boa Vista [que vai ser duplicada] e permitir um acesso direto entre a Estrada do Moinho e a Avenida Miguel Sutil”, disse a Pasta.
“Do outro lado, os motoristas que trafegam pela trincheira Jurumirim poderão acessar a Avenida do CPA, o que não era possível antes. E haverá ainda um novo acesso, sem semáforos, para quem segue da Avenida do CPA em direção à pista Rodoviária/Coxipó da Miguel Sutil”, acrescentou.
Quando finalizada, a obra deve reduzir o fluxo de veículos dentro do bairro Jardim Leblon, principalmente na rua 8 de Janeiro e na Avenida dos Trabalhadores, que concentram a maioria do tráfego local.
Victor Ostetti/MidiaNews
Avenida da Prainha tem pista única sentido Porto por causa das obras do Sistema BRT
Modal de transporte
Já nas frentes de trabalho do Sistema BRT, os serviços se concentram na instalação de equipamentos da rede de drenagem, concretagem das pistas e recuperação do asfalto na Avenida do CPA.
Também há obras na Avenida da Prainha, onde as equipes fazem a limpeza e preparação do canteiro central. Além disso, a avenida recebe obras de drenagem, juntamente com a Avenida XV de Novembro, que também tem a construção de bocas de lobo.
A Avenida da Prainha acaba tendo congestionamento neste período, pois apenas uma pista (sentido Porto) está livre devido às obras. No entanto, segundo a Sinfra, as intervenções visam implantar um sistema de transporte mais rápido e eficiente, com intervalos curtos e viagens regulares, o que vai reduzir o tempo de espera dos passageiros.
“Outros lotes do sistema estão em fase de preparação para licitação até o fim deste ano. Não serão realizadas interdições totais nas avenidas onde os trabalhos são executados”, finalizou.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|