Cuiabá, Domingo, 28 de Setembro de 2025
NO PANTANAL; VEJA
28.09.2025 | 08h00 Tamanho do texto A- A+

Pesquisadores encontram plástico em fezes de onça-pintada

Coordenador do estudo alerta que material pode causar obstrução intestinal e morte do animal

Reprodução

Estudo registrou pela primeira vez a ingestão de plástico por uma onça-pintada na região

Estudo registrou pela primeira vez a ingestão de plástico por uma onça-pintada na região

PIETRA NÓBREGA
DA REDAÇÃO

Pesquisadores do Instituto Impacto identificaram fragmentos de plástico nas fezes de uma onça-pintada durante atividade de campo no Pantanal mato-grossense.

 

De acordo com o veterinário e coordenador do Instituto, Paul Raad, a ingestão desse material pode causar intoxicação, obstrução intestinal e até levar o animal à morte.

 

“Jogar o lixo sempre em um lugar indicado, salva a vida de animais. Nesse caso, esse animal se viu prejudicado por nossa culpa”, afirmou.

 

A presença de plástico nas fezes dos animais mostra que o descarte de lixo no ambiente natural do bioma atinge os predadores da região, já que onça-pintada é considerada topo da cadeia alimentar nas Américas.

 

O mesmo instituto desenvolve outras pesquisas no Pantanal. Um estudo realizado no Pantanal Norte, em Mato Grosso, criou um método não invasivo para a coleta de pelos de onças-pintadas em ambiente natural, permitindo a extração de DNA sem a necessidade de capturar ou manipular os animais.

 

O trabalho é conduzido pelo Instituto Impacto, sediado em Poconé, a 104 km de Cuiabá. A coleta é feita por meio de armadilhas adaptadas em locais de passagem frequente dos felinos, como árvores, carcaças e trilhas, durante 30 dias.

 

Nessas estruturas, são colocadas esteiras sintéticas que retêm os pelos dos animais sem causar estresse ou contato direto.

 

Veja vídeo:

 

 

 

 
 
 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia