Cuiabá, Sábado, 13 de Setembro de 2025
TERRAS IRREGULARES
18.12.2013 | 08h45 Tamanho do texto A- A+

PF deflagra operação para combater quadrilha em MT

Ação foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (18) em Mato Grosso e Rondônia

MidiaNews

Polícia Federal: operação foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (18)

Polícia Federal: operação foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (18)

DA REDAÇÃO
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (18), a "Operação Geia", com o objetivo de combater a falsificação de títulos do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), os quais eram realizados para obter o registro de imóveis de terras que haviam sido arrecadadas pela União.

Os agentes cumprem, ao todo, dez mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Cáceres (MT), nas cidades de Pontes e Lacerda, Cuiabá e Rondonópolis, em Mato Grosso, e Rolim de Moura, em Rondônia.

A operação, batizada de “Geia”, também combate os crimes de falsidade documental, estelionato, associação criminosa, oferta de terras irregulares como compensação de áreas perante a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e apropriação de terras públicas.

Investigação

Segundo informações da assessoria de imprensa da PF, durante a investigação, apurou-se que negociadores gerenciavam a venda das terras, agenciando compradores e cuidando para que as terras tivessem seus registros atualizados perante as repartições públicas competentes.

No caso, agentes públicos seriam os responsáveis por facilitar as fraudes e os registros, conferindo veracidade às informações constantes nos documentos apresentados.

A PF descobriu, ainda, que grileiros patrocinavam as invasões e persuadiam pessoas a adentrarem na posse das terras.

A organização criminosa contaria ainda com assessores técnicos, constituída por advogados, que davam orientações quanto ao trâmite jurídico, e laranjas, que emprestavam seus nomes para figurarem como proprietários.

Operação Geia


O nome da operação foi extraído da deusa grega que simboliza a terra, em face dos delitos apurados envolverem fraudes relacionadas a títulos falsificados do Incra.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia