A Corregedoria da Polícia Militar decretou a prisão administrativa de 11 policiais pela acusação de participarem da morte do soldado da PM de Alagoas, Abinoão Soares de Oliveira, durante um treinamento do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), em Cuiabá, em 2010.
De acordo com o coronel Wilson Batista, que está à frente da Corregedoria Geral da Polícia Militar, trata-se de seis oficiais e cinco praças. Eles devem ficar presos por até 25 dias em unidades militares do Estado.
“Estes 11 policiais já vinham sendo investigados há seis anos pelos excessos cometidos durante o curso do Ciopaer. E agora nós estamos notificando os comandantes para que tomem as devidas providências e apresentem os soldados para que seja cumprida a sanção disciplinar”, disse.
Segundo coronel Batista, 23 policiais estão envolvidos no caso - e todos estão sendo investigados. Alguns destes entraram com recursos diante das questões disciplinares aplicadas, mas que foram indeferidos pela Corregedoria.
“Ainda existem 12 policiais que estão em fase final de investigação e acreditamos que nos próximos 60 dias teremos solucionados todos os casos”, afirmou.
Para investigar a morte, foram instruídos conselhos disciplinares e de justificação. A expulsão dos policiais ainda deve ser analisada por estes conselhos.
“A análise de exclusão ocorrerá diante dos conselhos que foram instaurados. Serão analisados os fatos. Diante disso, os conselhos dirão se excluirão os policiais pelos fatos”, informou.
Conforme o coronel, a resolução dos fatos que culminou na prisão dos policiais é uma forma de dar uma resposta à sociedade.
“É importante salientar a preocupação do Comando da Polícia Militar na finalização desse procedimento administrativo. É uma forma de dar uma resposta para a sociedade, para a família e até para a instituição a que Abinoão pertencia. A preocupação do coronel Gley Alves [comandante geral] é que os trabalhos da PM sejam realizados dentro dos princípios legais e da transparência, impessoalidade, legalidade e moralidade, para que os atos sejam reconhecidos pela sociedade”, afirmou o coronel.
Morte
O soldado Abinoão Soares de Oliveira morreu afogado no dia 24 de abril de 2010, durante treinamento do 4º Curso de Tripulante Operacional Multimissão, realizado em uma lagoa de um condomínio particular, na estrada de acesso ao Lago do Manso.
O treinamento foi ministrado pelos tenentes na época Carlos Evane Augusto e Dulcézio Barros de Oliveira.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|