Com o tema “Liderar é evoluir – celebrar o agora e construir o amanhã’’, a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec-MT) reuniu mais de 70 gestores de dezenove unidades da capital e do interior, além de fornecedores de insumos, serviços e equipamentos forenses, durante a 1ª imersão de Líderes.
O encontro foi realizado entre os dias 1º a 3 de dezembro, no Sesc Pantanal, em Poconé, e possibilitou a discussão de assuntos gerenciais, boas práticas de gestão e resultados, o alinhamento de diretrizes de gestão, além de planejamento de ações para o ano de 2026.
A programação contou com palestras de representantes da empresa americana de soluções e equipamentos científicos Thermofisher para a palestra com o tema, “A inovação da tecnologia do DNA rápido para o laboratório forense”. Também teve a participação de representantes da indústria Thomas Greg e Sons do Brasil, para palestra com o tema “Fluxo da Emissão da Carteira de Identificação Nacional (CIN)”, e representantes da empresa Service Now Inc - uma companhia norte-americana de computação em nuvem, sediada em Santa Clara, Califórnia.
A imersão oportunizou o esclarecimento de dúvidas e divulgação de inovações na área de Tecnologia da Informação, especificamente sobre as últimas funcionalidades e aplicações do sistema de gerenciamento de laudos e requisições, Atena, e também sobre o desenvolvimento de um chat bot que será disponibilizado no site da Politec e que irá facilitar o acesso à informações do cidadão sobre a emissão da Carteira de Identidade Nacional.
As diretrizes sobre a implantação do projeto de cadeia de custódia de evidências criminais foi um dos temas discutidos no evento, que contou com a divulgação de ações e produtividade das diretoriais, andamento de obras e reformas das unidades, e metas para o ano de cada diretoria para o ano de 2026.
A imersão trouxe à luz as atribuições gerenciais, legalidade e transparência, o uso correto de recursos públicos, a responsabilidade dos gestores na viabilização da continuidade administrativa e da Gestão de Pessoas, contando com a participação da Superintendência de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Segurança Pública para orientações sobre serviços, instruções normativas o esclarecimento de dúvidas.
O encerramento contou com a palestra do professor Igor Rodrigues com o tema, “Líderes que Fazem Acontecer: A Integração entre Protagonismo e Gestão Emocional”, que promoveu a reflexão sobre a importância do autoconhecimento, inteligência emocional para o engajamento e produtividade da equipe.
A Coordenadora de Perícias Internas da Politec, Quézia Resplande, destaca que a imersão possibilitou o reconhecimento das fragilidades e gargalos da gestão e o entendimento do compromisso do trabalho da instituição para a justiça e sociedade.
“Entendendo a necessidade da nossa equipe, é que nós vamos desenvolver esse trabalho durante o ano que vem. Foi de suma importância estar aqui, conhecer a maior parte da instituição, estar integrado, conhecer as fragilidades dos setores, entender as forças que temos, além e poder compartilhar essas experiências foi enriquecedor”.
A Gerente Regional da Politec de Nova Mutum, Michelle Giraldelli de Freitas, avalia que a sua participação ampliou os seus conhecimentos para o aprimoramento da gestão.
“Para mim é muito importante ter a oportunidade de participar deste momento, principalmente por ter um ano e oito meses como gestora. Recebo este momento como um investimento do Estado e uma motivação a mais para eu poder continuar fazendo o trabalho com excelência na Politec. A partir desta imersão é muito importante que cada gestor consiga passar para sua equipe um pouco do que foi vivenciado para que possamos fortalecer a nossa equipe e poder colocar em prática através dos trabalhos prestados à sociedade”.
O Coordenador de Perícias em Mortos da Diretoria Metropolitana de Medicina Legal, Valter Ferrari de Castro, disse que a imersão representa mais que um encontro administrativo, mas um marco estratégico significativo no ciclo de gestão da instituição.
“Os assuntos abordados não apenas atualizaram a gestão, mas também serviram como um catalisador para o desenvolvimento profissional e também o alinhamento institucional de todo o corpo gerencial. O ambiente propiciou este objetivo e foi extremamente rico em conhecimento técnico, possibilitou a troca de conhecimentos cruciais entre todos os líderes. Com o objetivo de fomentar a excelência da gestão, foi plenamente alcançado na minha opinião, assegurando que cada gestor retorne à sua unidade equipado com informações precisas e diretrizes bem claras para otimizar a condução de suas equipes e consequentemente garantir uma performance operacional, foi importante o aprofundamento desse conhecimento sobre padrões e liderança”.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|