Cuiabá, Quarta-Feira, 19 de Novembro de 2025
AUDIÊNCIA NA CÂMARA
19.11.2025 | 15h07 Tamanho do texto A- A+

Prefeito reforça apoio a lei que reconhece profissionais da educação infantil

O projeto de lei em questão visa à mudança de nomenclatura dos profissionais que atuam como TDI (Técnico de Desenvolvimento Infantil) para PDI (Professores de Desenvolvimento Infantil)

Francinei Marans

Ilustração

DA REDAÇÃO

O Plenário e as galerias da Câmara Municipal de Cuiabá ficaram superlotados na noite de terça-feira (18), para a audiência pública que tratava da adequação de nomenclatura dos profissionais da educação que trabalham em creches do município.

 

O ambiente acalorado, pelo calor humano, e não por exaltação, conforme peculiar em momentos de decisão, foi marcado pelo respeito e gratidão dos participantes, que não contiveram a alegria ao ouvir a decisão do prefeito Abilio Brunini. "Se vocês aprovarem de manhã eu sanciono à tarde", desafiou o prefeito, dirigindo as palavras aos vereadores da Casa de Leis.

 

O projeto de lei em questão visa à mudança de nomenclatura dos profissionais que atuam como TDI (Técnico de Desenvolvimento Infantil) para PDI (Professores de Desenvolvimento Infantil) na rede municipal de ensino. E completou: “Está nas mãos dos vereadores, especialmente da presidente Paula Calil, para colocar em pauta para aprovação e começar 2026 como PDI”.

 

A presidente da Câmara, vereadora Paula Calil, garantiu que, assim que o projeto for enviado, dará celeridade para que seja aprovado ainda este ano. E destacou “a capacidade imensa do secretário municipal de Educação, Amauri Monge, de ouvir as demandas e agradecer o prefeito Abilio por ser sensível à causa”, pontuou.

 

"Não se trata de troca de nome, é um reconhecimento a esses profissionais que desempenham um importante papel na base educacional. É na fase inicial do aprendizado que se estimulam as funções cognitivas e emocionais. Batalhei pela aprovação desse projeto liderado pelo vereador sargento Joelson, desde quando fui vereador nesta casa, e tive que esperar muito por esse momento. Tive que ser prefeito para aprovar, porque os demais só usaram politicamente em época de eleição", disse Abilio.

 

O gestor ressaltou o empenho do vereador Sargento Joelson, tido como fundamental, pela luta constante e por acreditar na conquista. Joelson, visivelmente emocionado, compartilhou a alegria da vitória.

"Quero dividir esse momento com todos os vereadores, mas, de maneira especial, com a primeira-dama e vereadora Samantha Iris, que se empenhou durante os quatro meses em que fiquei afastado, cuidando para que o projeto não ficasse parado. Estou muito feliz com o resultado, que é uma conquista de toda a categoria", declarou o parlamentar.

 

Joelson ainda destacou ser um momento novo, de alegria e de casa cheia.

 

“Porque lá atrás, em 2017, as creches sofriam perseguição se os profissionais participassem de debates sobre o assunto. Eles ficavam com medo de participar aqui na Câmara pela possibilidade de retaliações no trabalho. Foram oito anos de muita dificuldade para caminhar nesse objetivo. Estamos vivendo um momento novo. Desde que o prefeito Abilio autorizou, puxou a responsabilidade, fomos para cima e tudo está acontecendo no primeiro ano de mandato, sem dificuldade para aprovar”, pontuou Joelson.

 

A trajetória que envolve o projeto se arrasta desde 2017. Por vezes, quase foi votado, em ocasiões eleitorais, mas tudo não passava de pauta política, como lembrado durante a audiência pública da quarta-feira (18).

 

"Não estou fazendo por política. Faço por reconhecimento. Não se trata de nome, e sim de reconhecimento. Muitos diziam que só os concursados são professores, e o que são esses profissionais, pedagogas e professoras? Muitos têm nível superior, algumas até mestrado. São professores, sim, e não precisa de concurso para reconhecer isso. Não é trocar uma profissão, é reconhecer uma profissão. E o reconhecimento vai associado em valor (dinheiro)”, disse o prefeito Abilio Brunini. No caso do valor, trata-se da melhoria salarial prevista no Plano de Cargos, Carreiras e Salários da categoria.

 

A presidente do Sindicato de Técnico de Desenvolvimento Infantil (SindiTDI), Rosilene Soares, explicou que preza pelo diálogo sempre.

 

“Todos devem entender a situação global da prefeitura, entender o momento que estamos vivendo e sempre evitar o embate ou posicionamento radical. Nós optamos pelo diálogo e, como disse o prefeito Abilio, o diálogo aproxima. Quem tinha que estar a favor, está. Então, é só caminharmos para frente”.

 

A vereadora Samantha, por sua vez, enalteceu a luta do colega e a importância de reconhecer os profissionais da educação.

 

"Gratidão por fazer parte dessa mudança histórica na vida dessas pessoas que cuidam do bem mais precioso das nossas vidas, que são nossos filhos. Só tenho que agradecer, agradecer e agradecer", declarou. Ao final, o secretário Amauri Monge recebeu do vereador sargento Joelson o título de cidadão cuiabano pelo trabalho quando secretário de Educação do Estado.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia