Cuiabá, Quarta-Feira, 9 de Julho de 2025
SEM ALVARÁ
02.10.2013 | 16h30 Tamanho do texto A- A+

Prefeitura embarga a construção da Havan em Cuiabá

Pela segunda vez, obra da loja de departamento é suspensa, na Avenida do CPA

Pedro Alves/MidiaNews

Pela segunda vez, a Prefeitura embarga a construção da Havan, na Avenida do CPA

Pela segunda vez, a Prefeitura embarga a construção da Havan, na Avenida do CPA

DÉBORA SIQUEIRA
DA REDAÇÃO
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente embargou, pela segunda vez a obra da loja de departamento Havan, na Avenida do CPA, em Cuiabá, em menos de um mês.

Na última interrupção das atividades, segundo a Prefeitura, a empresa desrespeitou a ordem e os fiscais apreenderam o maquinário, deixaram a rede de departamentos como fiel depositária e levaram as chaves e os documentos.

Por conta de irregularidades, a Havan recebeu duas multas de R$ 218,80.

A empresa iniciou a construção sem o alvará de obras emitido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU).

A Havan precisa da anuência do Município, que tem de analisar os projetos de acessibilidade, de gerenciamento de resíduos sólidos e estrutural, antes de iniciar os trabalhos.

De acordo com o diretor de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Édio José Silva Duarte, a Havan deu entrada no alvará de terraplanagem no dia 25 de junho. Em maio, pediu as licenças prévia, de localização e de instalação.

Em 4 de setembro, os fiscais da secretaria foram ao canteiro de obras e constataram que a empresa estava sem o alvará de obras e embargaram a construção.

No dia seguinte, a Havan ingressou com recurso de desembargo, alegando que ainda estavam na fase da terraplanagem. Em 9 de setembro, a prefeitura julgou por bem aplicar o princípio da razoabilidade e desembargou a obra por 15 dias.

Na última sexta-feira (27), os fiscais retornaram a obra e constataram que a empresa continuava sem o alvará de obras e novamente embargaram a construção. Os fiscais retornaram no dia 1º de outubro e perceberam que, mesmo sem aval do município, houve avanço dos trabalhos.

“As chaves e documentos dos caminhões e guindastes foram recolhidos e levados para a Secretaria de Meio Ambiente. Os veículos foram deixados na obra e a Havan ficou como fiel depositária”, explicou o diretor.

Também foi percebido que a empresa avançou em 18 centímetros na calçada, para a fixação das colunas de concreto pré-moldado. Contudo, o tamanho é considerado tolerável.

O secretário de Meio Ambiente, Antonio Carlos Maximo, disse que casos como o da Havan em não esperar o alvará de obra são "comuns".

“Há um desespero das construtoras em começar as obras antes da aprovação da prefeitura. É quase uma regra geral”, disse.

Ele citou o caso de um supermercado, cuja obra na Avenida Miguel Sutil está embargada há mais de um mês por falta da aprovação do projeto.

Outro lado

A assessoria de imprensa da Havan disse que o engenheiro responsável pela obra está viajando e não poderia dar um posicionamento sobre a decisão da prefeitura.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
34 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Valmir  03.10.13 19h00
Valmir, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas
leo  03.10.13 18h16
leo, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas
France William de Campos Leite  03.10.13 14h22
France William de Campos Leite, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas
josé renato  03.10.13 14h06
josé renato, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas
maria  03.10.13 10h40
ESSA PREFEITURA E UMA ENROLAÇAO, PRA LIBERAR ALVARA TEM PESSOAS A MAIS DE ANO NA ESPERA E NAO SAI, TEM QUE COMEÇAR MESMO PORQUE SE DEPENDE DA LIBERAÇÃO DA PREFEITURA, AS OBRAS E NUNCA SAI.
44
3