Cuiabá, Quarta-Feira, 17 de Dezembro de 2025
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
16.12.2025 | 15h28 Tamanho do texto A- A+

Primeira turma do SER Família Capacita Sine certifica alunos em energia fotovoltaica

Qualificação gratuita ofertada em parceria com o Senai-MT fortalece a inclusão produtiva e a geração de renda no estado

Kawe Pires

Entrega de certificados para o curso de Instalador de Sistema Fotovoltaico, realizado pelo Programa SER Família Capacita Sine

Entrega de certificados para o curso de Instalador de Sistema Fotovoltaico, realizado pelo Programa SER Família Capacita Sine

DA REDAÇÃO

A primeira turma do Programa SER Família Capacita Sine foi certificada nesta segunda-feira (15.12), marcando um avanço na política de qualificação profissional voltada aos trabalhadores atendidos pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Mato Grosso. Ao todo, 18 alunos concluíram o curso de Instalador de Sistema Fotovoltaico, formação alinhada às demandas do mercado de energia limpa e sustentável.

 

O Programa SER Família Capacita Sine é resultado de parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), para a execução de cursos de qualificação profissional e social.

 

O programa prevê a oferta de 620 vagas, distribuídas em 31 turmas de 20 alunos, nos 31 municípios de Mato Grosso que possuem unidades do Sine, ampliando o acesso à capacitação gratuita e de qualidade para trabalhadores em busca de inserção ou recolocação no mercado de trabalho.

 

Entre os concluintes, Mauro Alves destacou a importância da formação para o fortalecimento de sua trajetória profissional. Atuante na área, ele ressaltou que o curso contribui diretamente para o aprimoramento do currículo e para novos projetos profissionais.

 

“Participo do curso de Fotovoltaico para aprimorar meu currículo, já que atuo na área. O objetivo é me qualificar para trabalhar como profissional autônomo. A iniciativa é excelente, porque oferece a oportunidade de acesso a um curso de qualidade, especialmente por meio do apoio do Governo de Mato Grosso. Para mim, a experiência tem sido muito positiva, e acredito que será igualmente benéfica para os demais participantes”, afirmou.

 

Jefferson Luiz da Silva também celebrou a conclusão da capacitação e enfatizou o impacto do curso em seus planos futuros. Com experiência na área elétrica, ele vê na qualificação um passo decisivo para o crescimento profissional.

 

“Fiz esse curso porque quero ampliar meus conhecimentos e buscar melhoria de vida. É um curso que eu indico, porque foi gratuito e abriu muito o meu conhecimento. Como já trabalho na área elétrica, agregou ainda mais, inclusive porque pretendo montar uma empresa. Isso impactou muito a minha vida profissional”, relatou.

 

O professor do curso de Energia Fotovoltaica do Senai, Vanderlei Teixeira, destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado e a instituição para ampliar o acesso à qualificação profissional.

 

“O Governo do Estado, em parceria com o Senai, por meio do Programa SER Família Capacita, tem se empenhado em oferecer cursos de alta qualidade em Mato Grosso. A partir do cadastro no Sine, o trabalhador tem a oportunidade de participar de uma formação que agrega conhecimento e amplia as possibilidades de atuação no mercado, seja como profissional com carteira assinada ou como autônomo. Essa qualificação fortalece a mão de obra e contribui diretamente para o desenvolvimento da área”, afirmou.

 

Para o secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, a certificação da primeira turma simboliza o compromisso do Governo de Mato Grosso com a inclusão produtiva. Ele destacou que a qualificação é um diferencial decisivo para quem busca oportunidades no mercado de trabalho.

 

“A oferta de cursos gratuitos de qualificação profissional, como no caso do Programa SER Família Capacita Sine, é de extrema importância para o trabalhador que busca as unidades do Sine. Para aqueles que ainda não têm experiência profissional, a capacitação, especialmente em uma instituição de credibilidade como o Senai, faz toda a diferença no currículo, pois a pessoa deixa de ser alguém que apenas busca uma chance e passa a ser alguém que apresenta habilidades comprovadas para somar com a empresa”, afirmou.

 

A coordenadora do Sine-MT, Simone Koehler, reforçou que o programa fortalece a empregabilidade e amplia as possibilidades de inserção no mercado.

 

“Os cursos do Programa SER Família Capacita Sine qualificam o trabalhador de forma prática e objetiva, alinhada às demandas do mercado. Para quem procura o Sine, essa formação representa uma oportunidade concreta de crescimento profissional, aumentando significativamente as chances de contratação e de geração de renda”, destacou.

 

Com a certificação da primeira turma, o Programa SER Família Capacita Sine consolida-se como uma importante ferramenta de desenvolvimento social e econômico, promovendo qualificação profissional, empregabilidade e novas perspectivas para trabalhadores em todo o estado.

 

SER Família Capacita Sine

 

O Governo de Mato Grosso executa o Programa SER Família Capacita Sine por meio de parceria entre a Setasc e o Senai-MT, alinhada ao Plano de Ações e Serviços do Sistema Nacional de Emprego (Sine-MT), no eixo de Qualificação Social e Profissional do Ministério do Trabalho e Emprego.

 

A iniciativa oferece 620 vagas, distribuídas em 31 turmas nos municípios que possuem postos do Sine, com cursos em áreas estratégicas como Construção Civil, Energia Renovável, Automotiva, Gestão, Fabricação Mecânica e Refrigeração e Climatização. O programa conta com investimento de R$ 1,75 milhão, com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e contrapartida do Governo do Estado, por meio da Setasc.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia