A Quarta-feira de Cinzas (18), data simbólica para a religião católica, não é feriado nacional, mas pode ser feriado ou ponto facultativo em algumas cidades e estados. A Prefeitura de Cuiabá e o Governo decretaram ponto facultativo.
Com isso, parte dos órgãos públicos suspende o atendimento ao público ou retoma as atividades apenas a partir das 14h.
Apesar do decreto, os serviços considerados essenciais funcionam normalmente. No comércio, cabe aos proprietários decidir se mantêm ou não o expediente. Os shoppings da capital operam em horário normal.
Confira o funcionamento dos principais serviços:
Saúde
A rede hospitalar estadual, as Unidades de Pronto Atendimento (Upas), as Policlínicas municipais e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funcionam normalmente nesta quarta-feira.
Já a sede administrativa da Secretaria de Estado de Saúde (Ses), o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), o Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), o MT Hemocentro e a Farmácia Especializada de Alto Custo retomam o atendimento às 14h.
Na rede municipal, os serviços oferecidos pelas Unidades de Saúde da Família (USFs), pelos Serviços de Atenção Especializada (Saes), pelo Centro de Especialidades Médicas (Cem) e pelo Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo) voltam a funcionar apenas na quinta-feira (19).
Segurança
A Segurança Pública, por ser considerada serviço essencial, mantém o atendimento nesta quarta-feira, embora alguns setores atuem em regime de plantão.
Os batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, o Instituto Médico Legal (IML) e a Perícia Criminal funcionam normalmente.
As Delegacias Especializadas de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Trânsito (Deletran) e de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Derfva) atuam em regime de plantão para atendimentos emergenciais.
A sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) abre apenas a partir das 14h.
Outros serviços
A coleta de lixo, o Ganha Tempo, as ações de fiscalização e orientação de trânsito e os serviços da Defesa Civil funcionam normalmente nesta Quarta-feira de Cinzas. Já as agências dos Correios abrem a partir de 12h.
Setor privado
Já as empresas privadas podem optar por liberar ou não os funcionários. Onde não há feriado local, o trabalhador precisa negociar folga com o empregador, compensando horas ou usando banco de horas ou férias. Quem faltar sem justificativa pode ter o dia descontado e até ser advertido.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|