Quinze municípios de Mato Grosso já decretaram situação de emergência devido à paralisação dos caminhoneiros, que chegou hoje ao nono dia.
A paralisação ocorre desde o dia 21 de maio. O protesto se mantém mesmo após mais uma tentativa do presidente Michel Temer (MDB) de pôr fim à paralisação. No domingo (27), ele anunciou medidas que contemplavam as reivindicações iniciais dos caminhoneiros.
Os municípios em situação de emergência são: Chapada dos Guimarães, Itanhangá, Mirassol d’Oeste, Sorriso, Tangará da Serra, Água Boa, Campinápolis, Guiratinga, Nova Monte Verde, Nova Nazaré, Nova Olímpia, Paranatinga, Porto Alegre do Norte, Ribeirãozinho e Nova Monte Verde.
Com o decreto, as prefeituras terão facilidade em comprar itens essenciais com dispensa de licitação.
A informação consta em documento com o balanço da crise de abastecimento divulgado na reunião desta terça-feira (29) do Comitê de Crise, instalado pelo Governo de Mato Grosso desde a semana passada.
Os efeitos da paralisação ainda são sentidos em vários setores. Na saúde do Estado, por exemplo, as cirurgias eletivas estão suspensas nos hospitais regionais.
No caso da falta de medicamentos sentida pelo Hospital Regional de Sinop, o Estado deve encaminhar insumos para a unidade por meio de um avião do Exército.
Ainda há reflexos na alimentação de detentos, que, devido à escassez, foi flexibilizada e familiares poderão levar a alimentação até as unidades prisionais.
A escolta de caminhões com insumos essenciais, como combustível, devem continuar. No documento, o Governo aponta que foram realizadas 102 escoltas de caminhoneiros que voltaram ao trabalho. Para isso estão sendo empenhadas 66 viaturas para atender 22 municípios.
Confira documento na íntegra
Informações
➔ Cidades de Mato Grosso que já decretaram situação de emergência: Chapada dos Guimarães; Itanhangá; Mirassol d’Oeste; Sorriso; Tangará da Serra; Água Boa; Campinápolis; Guiratinga; Nova Monte Verde; Nova Nazaré; Nova Olímpia; Paranatinga; Porto Alegre do Norte; Ribeirãozinho e Nova Monte Verde.
➔ O decreto irá auxiliar no abastecimento dos municípios porque permitirá a compra de itens essenciais com dispensa de licitação. A escolta contínua para os insumos essenciais como combustível.
➔ Entrega de medicamentos de avião até Sinop.
➔ As cirurgias eletivas ainda estão suspensas nos Hospitais Regionais
➔ 27 Pontos de manifestação em Mato Grosso
➔ Força-tarefa para chegar diesel nas usinas termelétricas (Querência e no Distrito de Guariba)
➔ Preocupação com a indústria (falta de matéria-prima)
➔ Vacina de gripe (estoque até o dia 04)
➔ Alimentação nos presídios (Família pode levar alimento, flexibilização dos cardápios)
➔ Vacinação de Febre Aftosa (Pedido para estender até o dia 15).
➔ Carga de alimentação animal com adesivos passaram.
➔ Caravana da Transformação (funcionamento normal em Sinop)
➔ Centro de Comando e Controle Integrado em atividade fazendo a organização das escoltas
➔ 102 escoltas, 66 viaturas empregadas, 22 municípios atendidos, 198 policiais no efetivo, 26 escoltas empregadas
➔ Procon atuando desde o início da greve junto com a Decon (Delegacia do Consumidor)
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|