A Rede Cidadã, programa coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), abriu as matrículas para 2026, nas unidades de Cuiabá, após alcançar mais de 210 mil atendimentos ao longo de 2025.
A iniciativa oferece atividades educativas, culturais, esportivas e cursos de informática básica para crianças e adolescentes de oito a 17 anos, com polos em Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Nova Olímpia e Rondonópolis.
Atualmente, o programa está estruturado em cinco núcleos regionais e mais de 22 polos de atendimento, onde são ofertadas 86 atividades no contraturno escolar, ampliando as oportunidades de aprendizagem para crianças e adolescentes.
Em 2025, a Rede Cidadã contabilizou mais de 1.400 alunos matriculados, atendendo não apenas os participantes regulares, mas também a comunidade em geral por meio de palestras, ações sociais, exposições municipais e estaduais, além de eventos promovidos em parceria com a iniciativa pública e privada.
As atividades oferecidas abrangem áreas como esporte, cultura, formação cidadã e inclusão digital, com destaque para taekwondo, futebol de campo, futsal, vôlei, judô, violão, teclado, flauta, pintura em tela, canto, coral e informática básica, contribuindo para a preparação dos jovens para o mundo digital e para o mercado de trabalho.
Em Cuiabá, as atividades estão disponíveis nos polos dos bairros Planalto, Jardim Vitória, São João Del Rei, Araés, Jardim Gramado e Ribeirão do Lipa. As famílias devem consultar previamente a disponibilidade de vagas, atividades e horários em cada polo.
As matrículas em Cuiabá, são realizadas exclusivamente de forma presencial, na sede da Rede Cidadã, localizada no bairro Planalto, ou diretamente no polo onde a atividade é ofertada. Para efetivar a inscrição, é necessário apresentar RG e CPF do aluno e do responsável, comprovante de endereço, atestado de escolaridade de 2025, número do Cartão SUS e, caso possua, o número do CadÚnico. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 98145-0375.
Segundo a coordenadora da Rede Cidadã, major PM Wilma Fernandes, os números expressivos refletem o fortalecimento da política de prevenção social desenvolvida pelo Estado. Houve aumento de turmas em praticamente todas as atividades, o que resultou em crescimento de 9% nos atendimentos em comparação com o ano anterior.
“A nossa expectativa para 2026 é ampliar ainda mais esse alcance, com mais turmas e o fortalecimento das parcerias que tornam a Rede Cidadã uma referência em prevenção social. Queremos garantir que cada criança e adolescente atendido tenha acesso a oportunidades reais de desenvolvimento, educação, cultura, esporte e inclusão digital, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e preparados para o futuro”, afirmou Wilma.
As pré-inscrições para novos alunos já estão abertas para outros polos e podem ser feitas de forma online, por meio do portal do Governo de Mato Grosso, onde está disponível o formulário de pré-matrícula
O programa também mantém um site atualizado com a relação de atividades, disponibilidade de vagas, horários das turmas e períodos de funcionamento, facilitando o acesso das famílias interessadas.
A expectativa da coordenação é ampliar ainda mais o número de atendimentos em 2026, consolidando a Rede Cidadã como uma das principais políticas públicas de prevenção e inclusão social do Estado.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|