Cuiabá, Sábado, 19 de Julho de 2025
RIO COXIPÓ
29.03.2017 | 08h27 Tamanho do texto A- A+

Secid demora e Prefeitura intervém para liberar ponte

Estrutura está interditada desde fevereiro pelo risco de desabar; obra ainda não começou

Luiz Alves/Secom-Cuiabá

A Ponte Professor Benedito Figueiredo, que está interditada desde fevereiro

A Ponte Professor Benedito Figueiredo, que está interditada desde fevereiro

DA REDAÇÃO

A Prefeitura de Cuiabá decidiu executar uma ação emergencial na ponte Benedito Figueiredo, sobre Rio Coxipó, para liberar o tráfego na região.

 

A ponte está interditada pela Defesa Civil desde o dia 16 de fevereiro por causa do risco de desbarrancamento de uma de suas cabeceiras. A interdição acabou afetando o tráfego na região, com o surgimento de engarrafamentos.

 

A Benedito Figueiredo interliga o Jardim Califórnia (Av. Beira Rio) ao bairro Cophema (Av. Quidalguro Fonseca) e funciona como uma importante alternativa à Fernando Correa, principal artéria da região Sul da cidade.

 

A ponte Benedito Figueiredo é uma das obras de mobilidade urbana executadas na cidade em função da Copa do Mundo 2014.

 

Embora já estivesse liberada para o tráfego, a obra da ponte ainda não foi entregue definitivamente pelo Governo do Estado para a Prefeitura de Cuiabá.

 

O reparo na cabeceira que sofreu desbarrancamento é de responsabilidade da Secretaria de Cidades (Secid), que chegou a ser notificada pela Prefeitura para informar o prazo previsto para a sua realização.

 

Devido à dificuldade da Secid em agilizar o processo, a Prefeitura decidiu colaborar executando uma ação emergencial que permita a liberação do tráfego apenas para veículos de pequeno e médio porte nas duas pistas.

 

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) solicitou e obteve autorização do Governo do Estado para intervir pontualmente até que a Secid conclua o processo para o reparo definitivo na cabeceira da ponte.

 

A ordem de serviço foi emitida nesta terça-feira (28) para a empresa BR Paving executar a ação emergencial, que consiste na colocação de pranchas de aço sobre a cabeceira que apresentou risco de desmoronamento, capazes de garantir o tráfego de veículos pequenos e médios com segurança.

 

A previsão dos engenheiros é que em até dez dias a ponte estará liberada para o tráfego. O recurso para financiar a execução dos serviços sairá do Fundo Municipal de Trânsito e Transporte, oriundo das infrações de trânsito aplicadas pela Semob.

 

O prefeito Emanuel Pinheiro fez questão de destacar a importância da parceria operacional entre o município e o governo do Estado para solucionar os problemas que geram desconforto à população.

 

“Para a sociedade, não interessa a discussão se a responsabilidade é de A ou de B. Ela [sociedade] quer é ver a solução de um problema que causa transtorno a milhares de famílias. O governador e eu fomos eleitos para atender essas demandas e devemos nos ajudar para resolver os problemas comuns a todos”, afirmou.

 

Segundo Emanuel, não cabe ao gestor público se conformar com os entraves da burocracia, enquanto a população que financia o poder público padece com essas dificuldades.

 

“É como aquela discussão se o mosquito Aedes é federal, estadual ou municipal. Eu fui eleito para cuidar da cidade e dos cidadãos. Se algum problema afeta a eles (cidadãos), esse problema passa a ser meu também”, disse o prefeito.

 

Leia mais sobre este assunto:

Prefeitura de Cuiabá interdita ponte sobre o Rio Coxipó

 

Comerciantes apontam prejuízos após fechamento de ponte

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
5 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

pedro  29.03.17 13h06
Porque não aciona a empreiteira que fez a obra. Todo o serviço licitado, tem garantia de 5 anos.
19
0
Anival  29.03.17 09h52
NESSA TENHO QUE DAR OS PARABÉNS AO PREFEITO! ISSO AI, AGIR DE FORMA RÁPIDA E EMERGENCIAL E RESOLVER O PROBLEMA...ESPERANDO O CONSERTO FINAL, QUE FICA A CARGO DO GOVERNO, É CLARO! SÓ QUE ESSE WS JÁ TÁ CANSADO, NÃO CONSEGUE DESTRAVAR NADA E FICA NESSE LENGA LENGA, FALANDO O QUE VAI FAZER E O QUE VEMOS É SÓ PROMESSA. ACABOU A ELEIÇÃO WS, QUANDO TIVER TUDO PRONTO E FOR COMEÇAR UMA OBRA NOVA OU ATÉ MESMO REFAZER ESSAS QUE FICARAM PARADAS, SOMENTE DAÍ FALE NA EMPRESA, CHEGA, O POVO TÁ SATURADO DE PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS! PROPAGANDA ENGANOSA É CRIME E DEVERIA ESTENDER PROS POLÍTICOS.
20
7
Sthefany  29.03.17 09h08
Até que enfim resolveram tomar uma atitude para resolver o problema!!!
17
0
JOSE FERNANDO PORTOLESE  29.03.17 09h03
Cade o grande secretario WILSON
19
4
Paulo  29.03.17 08h51
Qual o nome do secretário de cidades? Então! Tá explicado porque demora. Imagina se ele ganha a eleição pra prefeito! Eu não sou cuiabano, mas acho que os cuiabanos não deveriam votar em aventureiros de fora como o galinho, pra prefeito. É minha opinião.
15
8