A 4º edição da Revista Educação C&T foi lançada durante a abertura da 22º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (SNCT/MT) realizada na manhã de quarta-feira (22.10), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
A coletânea reúne 36 artigos de 39 instituições de seis estados brasileiros, contém 550 páginas e teve 700 exemplares impressos para serem entregues gratuitamente aos participantes da SNCT/MT.
De acordo com a Comissão Organizadora, os artigos exploram a Inteligência Artificial (IA) em diversas facetas, abrangendo personalização da aprendizagem, educação inclusiva, aplicação de metodologias inovadoras e impactos em diferentes níveis de ensino.
Os textos trazem perspectivas locais e globais do desenvolvimento da IA, aplicações em setores da economia e discussões sobre tendências e desafios éticos e sociais.
“É uma temática da nossa contemporaneidade bem abrangente e os artigos abarcam diversas sessões, tanto contemplando os desafios da inteligência artificial, a aplicação na educação profissional, na educação superior e na pós-graduação, assim como o impacto dela no agronegócio, da agricultura 4.0, na área da saúde e também práticas inovadoras que estão sendo desenvolvidas pelas instituições com a inteligência artificial”, explicou Fátima Possamai, editora adjunta da obra e coordenadora de Regulação e Supervisão da Educação Superior da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci).
Os artigos da Revista Educação C&T estão difundidos nos eixos Panorama concepções e desafios contemporâneos da IA; Educação currículo e formação profissional em IA; Experiências metodologias e práticas inovadoras; IA e o mundo do trabalho setores estratégicos; e Sessão livre memória e institucionalização.
O secretário da Seciteci, Allan Kardec, destacou que compreender IA vai além do progresso tecnológico e é essencial para preparar estudantes e profissionais às novas exigências do trabalho.
Ele ressalta a importância de avançar na atualização em IA para aprimorar a qualidade de vida, buscar soluções em diferentes setores e antecipar riscos como propagação de vírus, crimes virtuais e o agravamento das desigualdades no acesso à internet.
“Cada nova edição da revista há aprimoramento nas temáticas, no formato e na distribuição da publicação. Para o ano que vem já temos novidades. Isso comprova que a divulgação e materialização da produção de conhecimento na Seciteci é tradição viva e que se manterá,” disse Allan Kardec.
O secretário adjunto de Educação Profissional e Superior da Seciteci, Dirmovan Brescancim, reforça que cada artigo científico é um testemunho do compromisso em desvendar as complexidades e explorar as potencialidades da IA.
“A diversidade de tópicos abrange várias áreas e níveis de ensino, e a edição reflete a missão da Seciteci de elevar a capacidade científica e tecnológica no Estado”, endossou.
Para Sandro Brandão, um dos autores da edição 2025 da Revista Educação C&T, o tema contribui para que as instituições compreendam como a IA pode ser aliada no planejamento, na execução e na avaliação dos serviços oferecidos para a sociedade.
“A IA está em tudo e a cada ano ela se faz presente no nosso dia-a-dia. É uma tecnologia que reflete nossas visões e nossas ações. Precisamos refletir sobre as oportunidades de revolucionar a entrega de serviços e de políticas públicas por meio da grande tecnologia”, apontou Sandro Brandão, secretário adjunto de planejamento e governo digital da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).
O lançamento da 4º edição da Revista Educação C&T contou com a presença de autoridades, entre elas, da assessora da Presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Julieta Palmeira; representantes de instituições públicas e privadas de ensino, pesquisadores, autores da publicação, professores e estudantes.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|