Secretário Brito pensa em reforçar a Polícia Civil
Secretário Brito pensa em reforçar a Polícia Civil
Depois das eleições, durante o período que antecedeu a posse do governador reeleito, Blairo Maggi (PPS), houve especulação quanto às prováveis mudanças que ele faria no seu secretariado – as quais não foram muitas. A saída do secretário de Justiça de Estado e Segurança Pública (Sejusp), Célio Wilson de Oliveira, era uma incógnita, até que foi anunciada na semana passada. O governador manteve até o fim a posição de que gostaria que ele permanecesse no cargo, o que não foi possível por uma questão legal.
Quem assumiu a pasta da Segurança foi o ex-deputado estadual Carlo Brito (PDT), que também estava cotado para a Casa Civil, a qual já ocupara no início do mandato anterior de Maggi.
Brito falou com exclusividade ao MidiaNews sobre a “difícil tarefa de administrar uma pasta tão complicada como é a de Segurança”. Segue os principais trechos da entrevista.
MidiaNews – Como o senhor encara esse novo desafio de assumir uma secretaria tão complexa como a Sejusp, que envolve Sistema Prisional, Polícia Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, entre outros?
Carlos Brito – Com certeza há de ser um grande desafio, mas a Sejusp tem quadros excelentes, não só nas polícias militar e civil, mas também nos outros setores, como Sistema Prisional, o administrativo e o da polícia técnica. Portanto, com uma boa equipe vamos elaborar uma série de ações para atender da melhor maneira possível às expectativas da sociedade naquilo que ela quer e tem direito de exigir do Estado.
MidiaNews – Qual a experiência que o senhor tem nessa área?
Carlos Brito – Ao contrário do que se possa pensar, a experiência do deputado Carlos Brito vem antes dessa condição. Como qualquer cidadão, temos clareza daquilo que entendemos como direito do que pensamos e queremos e sobre os anseios da população. Eu venho do movimento popular, já fui vereador duas vezes, prefeito interino, deputado estadual, secretário chefe da Casa Civil e, durante todos esses anos, participei de perto das discussões relacionadas à Segurança. Portanto, conhecemos grande parte das necessidades das corporações e instituições relacionadas ao sistema de segurança pública e vamos fazer um trabalho intragovernamental para, se não solucionarmos todos, mas o maior número possível. Também estaremos junto à sociedade, conclamando para esse trabalho participativo. Segurança Pública é um conceito muito mais amplo que uma ação de polícia apenas.
MidiaNews – O ano de 2006 fechou com 328 pessoas assassinadas na Grande Cuiabá, quais as ações serão realizadas para controlar essa questão da violência?
Carlos Brito – Com certeza esses números desagradam a todos, mas as instituições e o Estado têm que agir com firmeza no momento em que assim for preciso para fazer a contenção dos números estatísticos, principalmente dos malefícios que isso causa às pessoas. Por outro lado, temos clareza que o combate à violência é muito mais amplo do que a ação policial, pois o governo do Estado tem que fazer a parte dele, da mesma forma que os governos municipais e Federal, bem como a própria sociedade e suas instituições civis, que são as famílias, igrejas e escolas. Contudo, além das discussões, temos que realizar ações concretas e objetivas para que à médio prazo possamos alcançar resultados positivos e reduzir esses altos índices de violência
MidiaNews – Foi realizado um concurso da Polícia Civil, uma das mais sucateadas do Estado, o senhor já tem previsão de quando as pessoas que foram aprovadas serão chamadas?
Carlos Brito – Já estamos discutindo algumas questões com o governador. No entanto, a definição de que estaríamos ocupando a Sejusp aconteceu recentemente e não tivemos condição de tratar todos os pontos relacionados a pasta com ele. Mas nos próximos dias vamos nos reunir com ele e depois anunciar as primeiras medidas que serão adotadas.
MidiaNews – Em relação a equipe que trabalha nos mais diversos setores da Sejusp, vai haver muitas mudanças?
Carlos Brito – Essa questão também será tratada com o governador e a equipe atual que está desenvolvendo um trabalho na Sejusp. E, aquilo que estiver dando certo e precisar ser mantido será e o que precisar ser ajustado também será feito.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).