Cuiabá, Segunda-Feira, 24 de Novembro de 2025
EM CUIABÁ
24.11.2025 | 17h35 Tamanho do texto A- A+

Seduc certifica 600 pessoas no programa de alfabetização de jovens e adultos

Evento será nesta segunda-feira (24), a partir das 19h, no Hotel Fazenda Mato Grosso

Assessoria | Seduc-MT

Ilustração

DA REDAÇÃO

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), promove nesta segunda-feira (24.11), a partir das 19h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, a cerimônia de certificação para 600 pessoas que concluíram o processo de alfabetização por meio do programa Mais MT Muxirum.

 

Na capital, além do público atendido pelo Muxirum, também serão contempladas pessoas que participaram do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) nos polos instalados nos distritos da Guia e Aguaçú.

Até dezembro desse ano, a Seduc prevê alfabetização de aproximadamente 18 mil pessoas, com objetivo de ultrapassar 70 mil pessoas alfabetizadas até 2026.

 

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a ação reforça o compromisso institucional com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e com a meta de inclusão educativa no Estado.

 

“Esse resultado reforça o impacto da mobilização voltada à alfabetização de jovens e adultos e a efetividade de programas como o Muxirum na promoção da cidadania e da inclusão em todos os municípios”, observa o secretário.

 

Ele lembra que a taxa de analfabetismo em Mato Grosso, segundo o IBGE, caiu em 2025 para 3,8%, atingindo o menor nível desde 2010, quando o estado tinha 7,1% de pessoas analfabetas. “Em 2025 superamos a meta, que era de 4% para o ano”.

 

O programa Mais MT Muxirum opera em 142 municípios, com 149 coordenadores locais e 1.238 alfabetizadores. Os coordenadores recebem bolsa-auxílio no valor de R$ 1.000, enquanto os alfabetizadores recebem R$ 1.300.

 

O programa

 

O Mais MT Muxirum adota metodologia flexível e adaptada à realidade dos alunos. As turmas são reduzidas, o que permite acompanhamento mais individualizado e as aulas que podem ocorrer em escolas, igrejas, centros comunitários ou até residências, conforme a necessidade local.

 

“Para além dos números, esse esforço representa novas oportunidades para milhares de mato-grossenses que, por diversos motivos, não tiveram chance de completar sua alfabetização na infância ou juventude”, completa Alan.

 

Segundo ele, mesmo com os resultados positivos, o programa enfrenta desafios como manter a captação contínua de novos alunos, assegurar a formação e valorização dos alfabetizadores, bem como garantir a articulação ainda mais efetiva entre o Estado, municípios, a comunidade.

 

“A certificação de hoje simboliza não apenas a conquista individual, mas um investimento coletivo no fortalecimento da educação pública, ampliando as possibilidades de participação social, emprego e desenvolvimento pessoal”, finaliza Alan Porto.

 

Serviço

 

Certificação do Programa Mais MT Muxirum e Programa Brasil Alfabetizado

Data: 24 de novembro

Horário: Abertura às 19h

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia