A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) realiza nos dias 7 e 8 de outubro, das 8h30 às 12h, no Auditório da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Senai, em Cuiabá, dois encontros voltados à inclusão educacional: o 3º Encontro Ampliando Conhecimentos: Professores Surdos e Intérpretes de Libras e o 2º Encontro de Professores do Atendimento Pedagógico Domiciliar e Classe Hospitalar.
Os eventos têm como público-alvo professores intérpretes de Libras, instrutores, TAE Intérprete, servidores da Coordenadoria de Educação Inclusiva (Coeinc), pontos focais de educação inclusiva nas Coordenadorias de Gestão Pedagógica (Coped), pedagogos do Núcleo de Apoio e Suporte à Inclusão (Nasi/Casies) e professores de atendimento pedagógico domiciliar e hospitalar.
Ao todo, 250 profissionais devem participar das atividades programadas.
Segundo o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, os encontros representam um avanço na consolidação da inclusão como prática cotidiana nas escolas da rede estadual.
“A inclusão é uma prioridade na educação de Mato Grosso. Cada profissional capacitado para atuar com alunos com necessidades especiais contribui para que nossas escolas sejam mais acolhedoras e que todos os estudantes tenham oportunidades iguais de aprendizagem”, afirmou Porto.
O secretário destacou ainda que a formação contínua de professores e intérpretes de Libras é fundamental para garantir qualidade, equidade e respeito à diversidade.
“Investir na formação de nossos profissionais é investir no futuro de cada estudante. A Seduc tem o compromisso de consolidar a inclusão como parte efetiva da rotina escolar, garantindo que ninguém fique para trás”, acrescentou.
Os encontros são organizados em parceria com o Casies (Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial) e buscam aprofundar conhecimentos pedagógicos, promover troca de experiências e fortalecer a rede de apoio à inclusão em todo o estado, reforçando o papel da Seduc em garantir uma educação inclusiva, digna e de qualidade para todos.
O Casies, além do atendimento à comunidade surda, atua de forma mais ampla na inclusão de estudantes com deficiência e altas habilidades/superdotação, com ações como produção de material pedagógico para cegos e pessoas com baixa visão, apoio a escolas municipais e privadas e assessoramento pedagógico em diferentes áreas da educação especial.
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