Cuiabá, Domingo, 14 de Dezembro de 2025
EM BARRA DO GARÇAS
31.05.2025 | 11h59 Tamanho do texto A- A+

Sema conclui capacitação de guias, monitores e vigilantes do Serra Azul

Objetivo da capacitação é melhorar e aumentar a utilização do espaço pelos turistas

Divulgação

Alunos do curso de monitores de unidade de conservação no Parque Serra Azul, em Barra do Garças

Alunos do curso de monitores de unidade de conservação no Parque Serra Azul, em Barra do Garças

DA REDAÇÃO

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou, ao longo desta semana, o último módulo do curso de monitores de unidade de conservação no Parque Serra Azul, em Barra do Garças. O objetivo foi melhorar e aumentar a utilização do espaço pelos turistas.

 

Os alunos transmitiram o conhecimento sobre a fauna, flora, primeiros socorros, melhor aproveitamento das trilhas dentro de uma sustentabilidade turística e orientações às pessoas que estão no parque.

 

Com início em abril, a formação contou com três módulos disponíveis aos 20 participantes, que atuam como vigilantes patrimoniais e prestam serviço ao Estado, além de monitores e guias turísticos da região, que fazem o trabalho de campo em contato direto com os visitantes.

 

Este último módulo foi presencial e voltado para as aulas de campo dentro do próprio Parque Serra Azul. Ministradas por professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e bombeiros, as aulas permitiram que os cursistas colocassem em prática aquilo que aprenderam na fase teórica.

 

O curso apresentou dois momentos presenciais (primeira e terceira etapas); já a segunda foi feita no formato online, para possibilitar a melhor aplicação teórica com os cursistas, que obtiveram aprovação total.

 

Projeto piloto

 

O Parque Serra Azul foi escolhido para receber o projeto piloto, que deverá ser replicado em outras Unidades de Conservação do Estado já abertas à visitação pública. O objetivo do curso é a formação técnica dos profissionais na temática ambiental voltada às Unidades de Conservação. O intuito é ampliar a qualidade e a capacidade de atendimento à sociedade em geral que frequenta estes espaços, buscando a integração sustentável dos visitantes com a natureza.

 

 

“O curso tinha como objetivo agregar o conhecimento do que é uma unidade de conservação e o que é a educação ambiental, para que eles conhecessem as legislações pertinentes às unidades de conservação e, assim, conseguissem exercer melhor o seu trabalho de monitoria dentro do Parque Serra Azul. A importância para os participantes é uma melhoria da gestão das unidades de conservação, pois o parque está dentro de uma categoria de proteção integral, possuindo algumas especificidades. Dessa forma, manteremos a sustentabilidade e o cuidado com o parque, que é o protagonista desse curso”, afirma a analista de meio ambiente da Sema, Rosana Manfrinate.

 

A formação contou com analistas e técnicos da Superintendência de Educação Ambiental da Sema e da Gerência do Parque Serra Azul para transmitir todo o conhecimento. Foram eles: Rosana Manfrinate, Lucia Shiguemi, André Antunes e Rubia Elian Costa.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia