Cuiabá, Sexta-Feira, 12 de Setembro de 2025
EM CUIABÁ
12.09.2025 | 11h35 Tamanho do texto A- A+

Sema inicia 7ª edição do Mutirão de Conciliação Ambiental na segunda-feira (15)

Durante cinco dias, 279 processos serão submetidos à negociação e tentativa de conciliação

Karla Silva

Ilustração

DA REDAÇÃO

O Governo do Estado de Mato Grosso e parceiros iniciam na segunda-feira (15), em Cuiabá, a 7ª edição do Mutirão de Conciliação Ambiental.

 

Desta vez, foram selecionados 279 processos para tentativa de negociação.

 

Com abertura prevista para 8h, o mutirão seguirá até sexta-feira (19), no Complexo de Juizados da Capital. O atendimento ocorrerá das 8h às 17h.

 

A iniciativa é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Ministério Público Estadual (MPMT), Polícia Judiciária Civil (PJC), Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça (TJMT) e Procuradoria-Geral do Estado.

 

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, ressalta que esta é a segunda edição realizada em 2025.

 

Na primeira, que ocorreu em abril, a Sema ultrapassou a meta prevista, com êxito em 60% das negociações. Dos 305 processos selecionados na ocasião, foram firmados acordos em 182 deles.

 

“A conciliação envolve não apenas a multa administrativa, mas todas as outras sanções relacionadas, como apreensões, embargos e outras medidas restritivas de direito. O objetivo do mutirão é trazer uma solução administrativa, civil e criminal para os ilícitos ambientais”, explicou a secretária.

 

Na 6ª edição do Mutirão de Conciliação Ambiental, foram totalizados R$ 27,9 milhões em acordos de conciliação e a obrigatoriedade de recuperação de mais de 10 mil hectares, além da reposição florestal de 7,7 mil hectares, e de reposição de Área de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal de 2,4 mil.

 

Passo a passo 

 

Para solicitar a conciliação ambiental, o interessado deve, primeiramente, avaliar se está de acordo com os termos que foram lavrados no auto de infração.

 

Os procedimentos para adesão incluem ainda a apresentação de requerimento junto à Sema com o detalhamento das medidas corretivas que foram adotadas e as próximas que estão previstas, cronograma com os prazos para execução das ações e proposta de parcelamento do débito ambiental originado do auto de infração.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia