A 1ª Exposição de Saúde Mental Arte que Liberta, iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, teve início na noite desta quarta-feira (29.10), na Galeria do Shopping Goiabeiras. Participaram da cerimônia de abertura cerca de cem pessoas.
As artes produzidas pelos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) adulto e infantojuvenil de Cuiabá e por profissionais estarão disponíveis, gratuitamente, para contemplação do público no primeiro andar do shopping até a próxima terça-feira (4.11), das 10h às 22h.
Estão sendo expostas mais de 60 obras, entre telas, pinturas, mandalas e esculturas, feitas por 30 artistas. Os pacientes são crianças a partir de 10 anos, jovens e adultos, que são atendidos nas unidades Caps I, Caps II e Caps Adolescer (Capsi).
Segundo a psicóloga Valéria Vuolo, da área técnica de saúde mental da Coordenadoria de Organização das Redes de Atenção à Saúde da SES-MT, a exposição é resultado do VIII Encontro Intersetorial de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio no Setembro Amarelo, realizado pela SES, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT).
“A exposição é muito importante para a promoção da saúde mental e para a valorização das ações intersetoriais desenvolvidas no Estado. Com esse evento queremos fomentar o combate a estigmas e preconceitos e mostrar o poder transformador da arte no cuidado em saúde mental e na promoção da liberdade”, explicou a psicóloga.
Nara Milomem, assistente social da SES, destaca que a exposição de arteterapia oferece à sociedade um novo olhar sobre a saúde mental, seus serviços e usuários, ao evidenciar o potencial artístico e transformador da arte no cuidado em saúde mental.
“A iniciativa reforça valores do Serviço Social, como a cidadania e a valorização das singularidades. A mostra também simboliza a ocupação de espaços de convivência e a quebra de estigmas associados à loucura e ao sofrimento psíquico”, afirmou.
O grupo de teatro do Caps Adolescer fez uma apresentação de cenas curtas autorais criadas pelos adolescentes.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|