O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Mato Grosso (Cievs), da Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou nesta terça e quarta-feira (15 e 16.7), uma capacitação para os municípios da região do Escritório Regional de Saúde (ERS) de Barra do Garças sobre gestão de emergências em saúde.
Participaram 21 profissionais de saúde dos municípios de Araguaiana, Barra do Garças, General Carneiro, Pontal do Araguaia, Ribeirãozinho e Torixoréu.
Eles atuam nas áreas de Vigilância em Saúde, Núcleos de Vigilância Hospitalar, Distrito Sanitário Especial Indígena Xavante (Dsei Xavante), Atenção Primária à Saúde, hospitais e unidades de pronto atendimento, além de profissionais do ERS.
Segundo o responsável técnico pelo Centro de Informações Estratégica de Vigilância em Saúde de Mato Grosso (Cievs), Menandes Alves de Souza Neto, este é o primeiro treinamento feito pelo Estado com foco em monitoramento de eventos de massa.
“O objetivo é preparar os municípios para a análise de riscos relacionados a eventos de grande porte que serão realizados na região, inclusive a temporada de praia. Agora, os profissionais estarão aptos a fazer o planejamento de ações para reduzir as ameaças e, consequentemente, os impactos para a Saúde Pública”, destacou.
O gestor acrescentou que esses acontecimentos representam um perigo maior para a transmissão de doenças, principalmente de natureza infecciosa e de surtos, devido ao grande número de pessoas e ao intenso trânsito nacional e internacional como ocorre, por exemplo, no Festival Internacional de Pesca em Cáceres.
“Esses eventos incrementam riscos sanitários crônicos e compõem cenários de ameaças à saúde. Por isso, planejar, monitorar e atuar nestas situações é essencial para a redução dos riscos à Saúde Pública.”
A epidemiologista da SES, Tatiana Helena Belmonte, que também ministrou o curso, acrescentou que, na tarde de quarta-feira (16), foi realizada uma atividade prática em que os participantes foram divididos em grupos e cada equipe teve que fazer uma análise de relevância de um grande evento da região.
“Na tarde desta quinta-feira (17), durante a reunião da Comissão Intergestores Regionais (CIR GA), vamos apresentar os resultados desse exercício feito na capacitação, em que os próprios profissionais escolheram quais são os eventos relevantes com riscos potenciais para a saúde da população, considerando a realidade local”, concluiu.
A reunião da CIR engloba os gestores da saúde da região, composta por dez municípios.
A técnica da SES Jane Varjão, ponto focal do Cievs no ERS de Barra do Garças, contribuiu na articulação para a participação dos municípios e também foi uma das professoras. Ela ressaltou que o resultado das oficinas é extremamente positivo, principalmente porque os profissionais presentes já possuem esboços das ações relacionadas aos eventos de sua região.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|