Cuiabá, Sexta-Feira, 12 de Setembro de 2025
RECONHECIMENTO
16.05.2025 | 16h38 Tamanho do texto A- A+

Sistema de monitoramento de crimes da pela Sesp é destaque nacional

Sistema foi utilizado pela primeira vez em 2024 para monitoramento em tempo real de crimes eleitorais

Reprodução

Encontro Nacional de Gestores Estaduais de Estatísticas de Segurança Pública

Encontro Nacional de Gestores Estaduais de Estatísticas de Segurança Pública

DA REDAÇÃO

O sistema desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp) foi destaque durante o Encontro Nacional de Gestores Estaduais de Estatísticas de Segurança Pública, realizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O evento teve inicio no dia 12/5 e terminou nesta sexta-feira (16), em Brasília.

 

Utilizado pela primeira vez nas Eleições de 2024 para monitoramento em tempo real de crimes eleitorais o sistema foi desenvolvido pelo setor de Tecnologia da Informação da Sesp.

 

“Esse programa realmente nos mostra o quanto nós estamos avançados e o quanto fica fácil acompanhar cada um dos indicadores criminais, ampliando a capacidade de visualização, compreensão dos territórios do que os dados dizem por si só”, afirmou o representante da coordenação-geral de Análise e Estatística do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Kleber de Farias Júnior.

 

A superintendente do Observatório de Segurança Pública (OBS), Tatiana Pilger e coordenadora de Análise Criminal Fabiane Melo, que apresentaram o Geoportal durante o evento, destacaram a eficiência e os resultados positivos obtidos a partir da implantação do programa.

 

“O sistema permite acompanhamento em tempo real de ocorrências, facilitando a tomada de decisões mais eficazes, oferecendo uma resposta à população das medidas de segurança pública muito mais rápida”, pontou a superintendente.

 

Tatiana Pilger acrescentou que Mato Grosso apresentou uma ferramenta de otimização da prestação de serviço de segurança pública e que outros estados manifestaram interesse em fazer uma visita técnica e conhecer a ferramenta.

 

Atualmente, o mesmo sistema é utilizado para monitoramento de ocorrências como violência nas escolas, crimes contra a vida e crimes envolvendo facções criminosas e conflitos agrários.

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia