Diversos acidentes têm ocorrido em um trecho sem iluminação na Avenida Contorno Leste, em Cuiabá, que ainda nem foi inaugurada oficialmente mas está aberta para o trânsito. Alguns deles, resultando em mortes.
O último acidente fatal ocorreu na noite deste domingo (13), quando Alessandra Ferreira Valentim, de 44 anos, que pilotava uma moto, morreu após ser atropelada e arrastada por 100 metros na via. Uma das causas apontadas pela Deletran (Delegacia Especializada de Delitos De Trânsito) para o acidente é a falta de iluminação.
O caso não é o primeiro. A avenida, que teve trechos entregues pela atual gestão ainda sem estar totalmente finalizada, é palco de diversos acidentes.
Em outubro de 2023, outro acidente fatal também teve a falta de iluminação como um dos fatores de risco apontados pela perícia. Na ocasião, o motociclista Luciano Rafael Munchen, de 47 anos, morreu após sair da rotatória e colidir em um barranco.
No mês de julho, moradores dos bairros Dr. Fábio 1 e 2 realizaram um protesto pedindo medidas que auxiliassem na redução de acidentes, como melhorias na sinalização por exemplo, com a instalação de iluminação e construção de uma passagem elevada para pedestres.
A manifestação foi realizada após a morte da motociclista Nilza Rocha Rodrigues, de 38 anos, atingida por motorista embriagado. Após o protesto, a Prefeitura anunciou a instalação de quatro semáforos.
Quando concluída, a avenida ligará o Distrito Industrial de Cuiabá à Rodovia Emanuel Pinheiro, uma extensão de mais de 17km. Há alguns meses, o próprio secretário municipal de Governo, Wilton Coelho Pereira, disse não ter certeza se a Prefeitura teria a totalidade de recursos para a conclusão das obras, o que pode explicar as falhas no acabamento.
O que diz a Prefeitura
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) esclareceu que as obras de sinalização desde o bairro Doutor Fábio até a Avenida Doutor Meirelles foram concluídas.
Dentre as medidas de segurança foram instaladas placas de velocidade, redutores, semáforos, placas de regulamentação e de advertência. A Pasta informou ainda que os locais que ainda não estão sinalizados seguem o cronograma da Secretaria de Obras Públicas, responsável pelos serviços.
Responsável pela iluminação pública, a Limpurb (Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana) informou que sua equipe técnica, em parceria com engenheiros da Secretaria de Obras Públicas e da Eletronorte, realizou recentemente uma vistoria na iluminação da via.
Durante a inspeção, foi identificada a necessidade de atualizações nas plantas e nos projetos luminotécnicos em diversos trechos. Ao todo, 28 postes de energia passarão por modificações estruturais.
A secretaria, porém, não respondeu à reportagem qual o prazo para a conclusão dessas modificações.
Leia também:
Motociclista é arrastada por carro e morre em avenida de Cuiabá
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|