Cuiabá, Terça-Feira, 22 de Julho de 2025
CONTORNO LESTE
15.10.2024 | 11h22 Tamanho do texto A- A+

Trecho com baixa iluminação concentra acidentes em avenida

A avenida tinha diversas falhas na sinalização e moradores reclamam que acidentes são recorrentes

Lapada Lapada

Em foto de acidente fatal de julho, postes do canteiro central estão sem luz

Em foto de acidente fatal de julho, postes do canteiro central estão sem luz

GIORDANO TOMASELLI
DA REDAÇÃO

Diversos acidentes têm ocorrido em um trecho sem iluminação na Avenida Contorno Leste, em Cuiabá, que ainda nem foi inaugurada oficialmente mas está aberta para o trânsito. Alguns deles, resultando em mortes.

 

O último acidente fatal ocorreu na noite deste domingo (13), quando Alessandra Ferreira Valentim, de 44 anos, que pilotava uma moto, morreu após ser atropelada e arrastada por 100 metros na via. Uma das causas apontadas pela Deletran (Delegacia Especializada de Delitos De Trânsito) para o acidente é a falta de iluminação.

 

O caso não é o primeiro.  A avenida, que teve trechos entregues pela atual gestão ainda sem estar totalmente finalizada, é palco de diversos acidentes.

 

Em outubro de 2023, outro acidente fatal também teve a falta de iluminação como um dos fatores de risco apontados pela perícia. Na ocasião, o motociclista Luciano Rafael Munchen, de 47 anos, morreu após sair da rotatória e colidir em um barranco.

 

No mês de julho, moradores dos bairros Dr. Fábio 1 e 2 realizaram um protesto pedindo medidas que auxiliassem na redução de acidentes, como melhorias na sinalização por exemplo, com a instalação de iluminação e construção de uma passagem elevada para pedestres.

 

A manifestação foi realizada após a morte da motociclista Nilza Rocha Rodrigues, de 38 anos, atingida por motorista embriagado. Após o protesto, a Prefeitura anunciou a instalação de quatro semáforos.

 

Quando concluída, a avenida ligará o Distrito Industrial de Cuiabá à Rodovia Emanuel Pinheiro, uma extensão de mais de 17km. Há alguns meses, o próprio secretário municipal de Governo, Wilton Coelho Pereira, disse não ter certeza se a Prefeitura teria a totalidade de recursos para a conclusão das obras, o que pode explicar as falhas no acabamento.

 

O que diz a Prefeitura

 

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) esclareceu que as obras de sinalização desde o bairro Doutor Fábio até a Avenida Doutor Meirelles foram concluídas.

 

Dentre as medidas de segurança foram instaladas placas de velocidade, redutores, semáforos, placas de regulamentação e de advertência. A Pasta informou ainda que os locais que ainda não estão sinalizados seguem o cronograma da Secretaria de Obras Públicas, responsável pelos serviços.

 

Responsável pela iluminação pública, a Limpurb (Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana) informou que sua equipe técnica, em parceria com engenheiros da Secretaria de Obras Públicas e da Eletronorte, realizou recentemente uma vistoria na iluminação da via.

 

Durante a inspeção, foi identificada a necessidade de atualizações nas plantas e nos projetos luminotécnicos em diversos trechos. Ao todo, 28 postes de energia passarão por modificações estruturais.

 

A secretaria, porém, não respondeu à reportagem qual o prazo para a conclusão dessas modificações.

 

Leia também:

 

Motociclista é arrastada por carro e morre em avenida de Cuiabá

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia